E-commerce: conheça 06 termos importantes para vender na internet

Vender pela internet tem se mostrado cada vez mais importante para negócios dos mais diversos segmentos. No entanto, muitos termos relacionados a esse universo podem causar confusão e dificultar o entendimento de empreendedores e empresários sobre como implantar o comércio digital em seus negócios.

Publicado em 15/09/2020

Foto: Envato Elements

Antes de mais nada, é importante conhecer o significado da própria palavra E-commerce, que é o termo em inglês para comércio eletrônico, ou seja, vendas pela internet.

Veja a seguir 06 termos importantes para você começar a se familiarizar:

1. Business to customer (B2C)
Também conhecido como e-commerce de varejo, são fabricantes, revendedores ou varejistas que criam suas lojas virtuais para vender a consumidores finais.

2. Business to business (B2B)
Conhecido como e-commerce de atacado, são lojas virtuais criadas por fabricantes ou distribuidores que tem como objetivo vender exclusivamente para empresas que são revendedoras.

3. Consumer to consumer (C2C)
Chamados de marketplaces, são os sites em que qualquer pessoa pode cadastrar um produto e vender para outra pessoa.

4. Gateway de pagamento
É responsável por processar o pagamento no momento da efetivação da compra. Desta forma, facilita a integração das lojas com os diversos meios de pagamentos disponíveis no mercado, como cartão de crédito, débito em conta corrente, boleto, entre outros.

5. Wallet
São os pagamentos feitos através de carteiras digitais que permitem realizar transações eletrônicas em um ambiente online, basta adicionar um cartão de crédito ou transferir qualquer valor para uma conta e o usuário gasta como e quando quiser. 

6. Chargeback
Ocorre quando o banco cobra da empresa o valor de uma compra não reconhecida pelo titular do cartão.

Quer mais informarções sobre e-commerce? Ouça o nosso podcast:

Podcast E-commerce #1 | Coronavírus, economia e e-commerce
Podcast E-commerce #2 | Mudanças no ambiente de negócios: foco, mais do que nunca, no cliente
Podcast E-commerce #3 | Meu negócio na crise: mais que adaptar, transformar
Podcast E-commerce #4 | E-commerce e sustentabilidade
Podcast E-commerce #5 | E-commerce e mão de obra

Acesse o conteúdo exclusivo para saber como organizar o e-commerce da sua empresa e conectar os meios de pagamento mais adequados aqui