Varejo da construção civil ainda tem baixo índice de profissionalização

Maior parte das empresas do setor ainda precisa desenvolver gestão e sistemas de informação

12-06-2019


Varejo da construção civil ainda tem baixo índice de profissionalização
Foto: Envato Elements

O mercado de varejo da construção civil ainda possui um amplo espaço para modernização e profissionalização. É o que mostra um estudo realizado pela startup Juntos Somos Mais, que separou empresas do setor por classes com base em informações como atendimento, sistemas de informação e profissionalização dos vendedores.

O varejo da construção civil foi dividido em três grupos: A, B/C e D/E – em uma nomenclatura similar àquela utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a análise, a maior parte dos estabelecimentos está na classe D/E (57%), enquanto 31% estão na classe B/C e 11% estão na classe A – que representa o maior índice de maturidade de gestão.

De acordo com a análise, 97% das empresas do setor adotam a gestão familiar e 51% não conta com profissionais capacitados para atuar no varejo. Outro dado que evidencia o baixo índice de profissionalização do setor é sobre o uso de tecnologia. Apesar de 93% das lojas terem computador e acesso à internet, somente 33% delas contam com leitor de código de barras e 45% utilizam software de gestão.

Setor

As lojas de material de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas no Brasil, com quase 270 mil pequenas lojas, segundo o Sebrae.

Após três anos de queda no faturamento deflacionado, a indústria de materiais de construção apresentou crescimento de 1,2% em 2018 em comparação com o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O nível de emprego também cresceu no setor. De dezembro de 2017 a dezembro de 2018, houve alta de 1,7% no número de vagas de emprego nas empresas do mercado, em comparação anual.


Leia também: Evite estes 4 erros de fluxo de caixa em sua loja de materiais de construção

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Pequenos e médios empresários retomam confiança no terceiro trimestre de 2019

Desenvolvimento

Um novo estilo de construir sonhos com Rubens Menin

Desenvolvimento

Financiando o crescimento

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR