Triagem de currículo: veja como fazer de forma eficaz

É preciso ter critérios de escolha bem claros para encontrar o melhor candidato.

04-03-2019

.

Apesar da progressiva queda, o
desemprego no Brasil ainda atinge 12,4 milhões de pessoas. Diante de um contexto de grande procura por vagas, empresas sentem a necessidade de realizar um processo de recrutamento mais criterioso, por meio de uma triagem eficiente de currículo. Afinal, manter a credibilidade da instituição exige uma equipe qualificada.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas para ordenar esse procedimento eliminatório. Assim, o seu negócio vai conseguir selecionar o profissional mais alinhado ao propósito da organização. Confira!

Defina o perfil do candidato

Ao fazer a triagem de currículo, é importante garantir que o candidato selecionado seja compatível tanto com a experiência exigida para a vaga quanto com a expectativa da organização.

Para que a seleção seja coerente com o propósito do negócio, é interessante traçar um perfil ideal de funcionário, principalmente em relação à competência profissional. Cursos realizados, nível de estudo e fluência em idiomas são alguns dos critérios que podem facilitar a avaliação do perfil do candidato.

Escolha currículos mais enxutos

O ideal é que o currículo entregue apresente uma ou duas páginas, exceto quando o cargo ofertado exige maior experiência profissional. A objetividade do documento permite que o recrutador avalie as informações mais importantes, sem perder tempo com detalhes desnecessários.

Busque currículos que não se estendem além do essencial e que conseguem mostrar foco na área de atuação exigida. Além de otimizar o processo, essa simples atitude possibilita analisar com maior praticidade os concorrentes ao cargo.

Estabeleça itens essenciais

Ao estabelecer elementos indispensáveis para a ocupação da vaga, você orienta o processo de seleção e contribui para uma abordagem mais precisa. Tendo em mãos critérios fixos, o recrutador saberá o que deve priorizar ou deixar de lado no momento de triagem.

Em síntese, é preciso estipular parâmetros de acordo com a vaga. Além de economizar um bom tempo, essa tarefa ordena o processo de recrutamento, aumentando a chance de selecionar o candidato mais próximo à expectativa da empresa.

Crie um padrão de organização

A triagem de currículo exige muita cautela. A desatenção no momento da análise pode ser responsável pela perda de um excelente candidato. Por esse motivo, é interessante que haja um bom padrão de organização para cada fase eliminatória.

É importante que a equipe de Recursos Humanos esteja disposta a contribuir para o bom andamento do processo de maneira prática, estabelecendo um passo a passo para tornar a seleção eficiente. Para facilitar essa tarefa, muitas empresas implementam um sistema que automatiza determinadas etapas da análise.

A triagem de currículo é crucial para a seleção de um bom profissional. É por meio desse procedimento que o negócio constitui uma equipe qualificada, que atua para a construção de uma empresa sustentável. Portanto, é necessário estipular critérios sólidos para que o colaborador escolhido esteja alinhado ao propósito da instituição.

Você já conhece o Programa Universitário-Empresas? Confira agora a iniciativa do Santander para promover o crescimento tanto dos jovens talentos quanto das organizações!

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR