Transformação digital no varejo já está em andamento

No Brasil, iniciativa é liderada pelo Magazine Luiza, mas já tem novos adeptos.

04-04-2019

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Autoatendimento, integração de canais online e offline, inovação nos métodos de pagamento, fim da fila no caixa — essas são apenas algumas das novidades que estão chegando junto à transformação digital no varejo. Você sabe quais são as principais e de que forma elas vão afetar o seu setor nos próximos anos?

Na verdade, o novo varejo já existe! Alguns exemplos são a Amazon Go nos Estados Unidos e a rede de supermercados Hema, na China. Esse tipo de loja está revolucionando o jeito de comprar, facilitando a vida tanto do consumidor que gosta de visitar o ponto de venda quanto daquele que prefere fazer seu pedido no conforto de casa.

Quer conhecer algumas dessas tendências? As principais estão neste artigo. Então, continue a leitura!

A transformação digital no varejo

A transformação digital é muito mais do que o uso da tecnologia pela indústria e comércio. Trata-se de uma nova forma de utilizar esse tipo de recurso para reinventar o modelo de negócio, melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente e proporcionar uma experiência de compra completamente mediada por dispositivos tecnológicos.

No varejo, a transformação digital pretende mudar a relação da marca com o cliente. O objetivo é usar a tecnologia para reduzir qualquer atrito no momento da compra. Assim, será possível agregar o máximo de personalização e conveniência à atividade comercial.

Tendências da transformação digital no varejo

Hoje em dia, já existem lojas extremamente tecnológicas. Elas estão transformando a experiência de compra e possibilitando a total satisfação do cliente. Veja nos tópicos a seguir quais são as tendências.

Pagamento móvel

Dirigir-se ao caixa e esperar na fila é um dos principais atritos relatados por quem compra no varejo. O pagamento móvel promete solucionar esse problema. O usuário lê o código do produto com o smartphone, que registra a compra. Ao final do processo, o débito é enviado para seu cartão de crédito ou outra ferramenta de pagamento.

Interação no ponto de venda

Se comprar online é tão fácil, por que alguém ainda iria a uma loja física? Pensando nisso, o novo varejo prevê que o ponto de venda assuma uma nova função. Ele teria um papel logístico importante, além de concentrar a prestação de serviços.

Nesse novo ponto de venda, o colaborador do varejo presta assistência ao consumidor. Ele sugere o melhor produto para atender à sua necessidade e oferece a oportunidade de provar a mercadoria, entre outras possibilidades de interação.

Integração entre canais online e offline

A queda de barreiras entre canais online e offline é outra tendência do varejo do futuro. A diferença no preço praticado e no prazo de entrega deve desaparecer. Aos poucos, o consumidor ganha a possibilidade de comprar no site e retirar na loja, ou experimentar na loja e adquirir pelo site.

Exemplo de transformação digital no varejo brasileiro

O Brasil tem um exemplo muito bem-sucedido de transformação digital no varejo: o Magazine Luiza. Em plena crise econômica, a empresa decidiu explorar a tecnologia para proporcionar uma experiência melhor ao consumidor.

Hoje em dia, o objetivo é usar a tecnologia para facilitar a compra. Além do site, o Magazine mantém um aplicativo que é sucesso de downloads no mercado nacional, o Magalu.

O mais interessante dessa experiência é que a empresa agregou a tecnologia de uma forma muito humana. A personagem do aplicativo interage com as pessoas como uma amiga ou conselheira, indicando produtos e dando dicas de uso.

O resultado apareceu em números. Em 2017, a empresa teve um lucro líquido de R$ 389 milhões, quatro vezes o valor referente a 2016, que foi de R$ 46 milhões.

A transformação digital é irreversível. Progressivamente, ela atingirá todos os setores da economia. Por proporcionar a melhor experiência ao cliente, a tendência é que quem não se conformar a esse novo padrão perca espaço no mercado e não sobreviva.

O que a sua empresa tem feito para participar desse momento do varejo? O primeiro passo é marcar sua presença digital. Acesse nosso portal de Conectividade e confira conteúdos para ajudá-lo a se destacar também no mundo virtual.

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