Entenda como a robótica pode auxiliar nos processos da sua empresa

Tecnologia está diretamente ligada à era 4.0.

01-02-2019

.

Cada vez mais a robótica é aperfeiçoada para auxiliar em processos empresariais, não somente no setor industrial, mas de diversos segmentos. Isso porque a
Inteligência Artificial reduz a necessidade de envolvimento humano em determinados procedimentos, incluindo a troca de informações entre computadores.

Não é por acaso que, somente em 2015, cerca de 254 mil robôs foram adquiridos pela indústria em todo o mundo. Tendo em vista a crescente expansão da robótica como facilitadora de processos, elencamos algumas razões pelas quais ela é capaz de aumentar o ritmo de trabalho e elevar a rentabilidade da sua empresa. Confira!

Reduz erros gerados por intervenção humana

A intervenção humana, por sua natureza, apresenta falhas. Mesmo que seja inevitável, um erro pode gerar o desperdício de algum recurso, incluindo o material necessário para que o equívoco seja revertido.

É por esse motivo que a robótica está tão presente no setor automobilístico, por exemplo. O segmento industrial é beneficiado pelo aumento da precisão na atividade da área e a resistência a uma condição de trabalho desgastante e perigosa.

Auxilia no planejamento de processo

Outra grande vantagem de investir em robótica é a possibilidade de combiná-la a um sistema de gestão da empresa. Isso permite, por exemplo, automatizar um processo físico que envolva trabalho manual, e otimizar o gerenciamento da documentação por meio de um sensor ou equipamento robótico.

Além de auxiliar na gestão do tempo da equipe, essa medida também contribui para a integração de tarefas, tornando a organização cada vez mais alinhada em suas demandas e mais eficiente no mercado.

Reduz gasto com obrigações trabalhistas

Um equipamento de robótica não necessariamente agrega lucro à instituição, mas viabiliza a redução do custo atrelado a obrigações legais trabalhistas.

Mesmo realizando uma atividade de risco, uma máquina não necessita de uma ferramenta obrigatória de segurança. Tampouco requer medida de proteção relacionada à saúde ocupacional. Portanto, esse gasto não precisa ser contabilizado no orçamento anual — apesar de ser necessário o investimento em manutenção.

Dessa forma, a possibilidade de lidar com uma ação judicial trabalhista deixará de ser um fator de preocupação constante no gerenciamento da empresa ou, ao menos, será reduzido.

Funciona ininterruptamente

Outra grande vantagem do uso da Inteligência Artificial por meio da robótica é o funcionamento ininterrupto do sistema. Além de minimizar falhas, não necessita de tempo de descanso, férias ou desaceleração no ritmo de produção. Por esse motivo, torna-se uma alternativa viável para a empresa que não pode parar a produção.

O maquinário aproveitará ao máximo o tempo de trabalho, sem pausa, reduzindo a margem de erro. Vale lembrar que isso evita desperdício e eleva de maneira significativa a rentabilidade da organização. Esse benefício viabiliza o reinvestimento do recurso economizado em algum mecanismo importante para a otimização do processo.

O uso da Inteligência Artificial é cada vez mais recorrente para a empresa que deseja crescer no mercado ou se adequar à era 4.0 — isto é, à revolução tecnológica na qual surge o conceito de fábrica inteligente. Nela, a automação é ampla, fazendo uso de Internet das Coisas, Computação na Nuvem e sistemas ciberfísicos.

Nesse contexto, a robótica se apresenta como uma solução eficiente por reduzir gasto com falhas e maximizar o tempo de produção. A consequência é a elevação da produtividade média da instituição e o crescimento da credibilidade do negócio no mercado devido à sua eficiência.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR