Precisando contratar? Veja como analisar um currículo

Análise de currículo é etapa fundamental em contratação de funcionário

07-06-2017

como-analisar-curriculoFoto: Shutterstock

Contratar novos funcionários faz parte da rotina de qualquer negócio. Seja para ocupar novos cargos ou substituir colaboradores que saíram da empresa, a organização estará sempre lidando com profissionais do mercado.

A primeira fase de um processo seletivo, após o anúncio da posição, é a avaliação de currículos. A triagem é fundamental para definir quais pessoas possuem o perfil esperado para a vaga disputada e, assim como a entrevista final, a análise de currículos, se malfeita, trará resultados inesperados – e negativos – tanto para a empresa contratante, como para o novo contratado.

O processo começa na divulgação da vaga. Por isso, ao compartilhar a posição, é fundamental ser sincero na descrição do cargo: habilidades, atributos e comportamentos esperados para aquela função. Dessa forma, alguns profissionais já desistem de se inscrever para a posição, pois não se encaixarem nos pré-requisitos.

Para avaliar os currículos enviados, você precisa ter bem definido qual é o perfil ideal para ocupar a posição. Comunicativo? Proativo? Inovador? Comprometido? Avalie bem o que você espera do futuro profissional – habilidades, formação, idiomas, comportamento – para começar a seleção de candidatos.

Claramente, muitas pessoas se encaixarão nos pré-requisitos, especialmente se a posição for disputada. Por isso, selecionar ao menos três pontos fundamentais para análise pode facilitar na seleção dos candidatos. 

Para facilitar, tenha em mente que um bom currículo é composto por dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica, experiências profissionais, qualificação e habilidades. Procure por avanços profissionais, verifique o que o profissional exercia em cada função e como se encaixa à realidade do seu negócio. Alguns profissionais – sem intenção, ou não – acabam deixando algumas informações incompletas, como ano de formação ou fluência em idiomas. Se ficou com dúvida em algo, mas gostou do perfil do candidato, procure tirar essa incerteza – questione o que houve.

Outros pontos que merecem atenção na avaliação é o excesso de mudanças de emprego, ausência de crescimento profissional e, claro, erros gramaticais. Mas, novamente: não tire conclusões precipitadas, se ficou em dúvida de algo, basta contatar o profissional caso tenha interesse. Pouco tempo dentro de uma organização pode não significar nada, e os erros podem ter sido de digitação.

Você deve estar se perguntando quantas pessoas, afinal, deve selecionar para disputar a vaga. Na verdade, depende. Se o processo for longo, composto por diversas etapas, é possível selecionar mais candidatos, que serão eliminados com dinâmicas em grupo ou outras atividades. Caso a entrevista seja a única etapa, selecionar de 5 a 7 pessoas é o ideal. Mas não se atente aos números: se você gostou de oito candidatos, converse com os oito para tomar a decisão mais correta.

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