Pequenas empresas garantem saldo positivo de empregos em maio

Resultado foi 10% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado

08-07-2019

Pequenas empresas garantem saldo positivo de empregos em maio
Foto: Envato Elements

Em maio deste ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 38 mil empregos no país – enquanto as médias e grandes companhias tiveram um saldo negativo, com a demissão de 7,2 mil trabalhadores. Os dados foram apresentados em um levantamento do Sebrae feito com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Ao todo, considerando a diferença entre as contratações e os desligamentos e o saldo da Administração Pública, o Caged de maio teve um saldo positivo de 32,1 mil empregos.

'Nas crises, perder gente na micro e pequena empresa é pior do que na média e, sobretudo, na grande empresa. Então, os pequenos negócios têm essa característica, eles contratam quando precisam e praticamente não dispensam. Até porque uma dispensa numa grande empresa é só mais uma, mas numa pequena empresa a demissão gera um desfalque', afirmou o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, à Agência Brasil.

No acumulado do ano até maio, os pequenos negócios responderam pela criação de 326,6 mil novos empregos no país, segundo o Sebrae. O número é 35 vezes maior que os empregos gerados pelas médias e grandes empresas. O saldo, no entanto, é 9,6% inferior ao registrado pelo segmento no mesmo período do ano passado.


Leia também: Governo divulga lista com 287 tipos de negócios que podem ser abertos sem alvará

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Precisando contratar? Veja como analisar um currículo

Notícias e Atualidades

Os erros mais comuns na hora de investir em uma franquia

Desenvolvimento

Gestão do conhecimento: Uma mudança de olhar

Desenvolvimento

Como controlar a ansiedade em momentos ruins?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR