Os erros mais comuns em social media e como evitá-los

Desenvolver uma forte presença nas redes sociais é uma forma eficiente de melhorar os resultados, mas exige algumas precauções

30-08-2019
Os erros mais comuns em social media e como evitá-los
Foto: Envato Elements

Manter a relevância de um negócio atualmente significa ter condições de gerenciar e consolidar a sua presença online. Marcas, companhias e empresas do mundo todo fazem uso das ferramentas e facilidades possibilitadas pelas redes sociais e demais ambientes, ao ponto de tornarem essa relação uma verdadeira necessidade no mundo empresarial.

O seu negócio está presente nas mídias sociais? Quais são as práticas que você aplica nas redes? Como são bastante recentes, essas rotinas podem parecer confusas e infrutíferas. Conheça os erros mais básicos em social media e saiba como evitá-los.

Agir sem estratégia

Desenvolver a presença e a atuação nas mídias sociais é importante, mas necessita de um planejamento estratégico para funcionar melhor. Encarar os perfis e sites de sua empresa nas redes como uma mera expansão ou um complemento ao seu negócio pode ser um grave engano.

Defina metas e objetivos para as suas postagens e páginas. Não se esqueça de estabelecer maneiras de medir e avaliar o impacto e o desempenho de cada ação. É essencial saber onde se quer chegar e ter ferramentas para observar como está o caminho.

Deixar de interagir

A verdadeira essência das redes sociais está na possibilidade de interação. No entanto, é comum que marcas e empresas deixem de prestar atenção a esse aspecto do gerenciamento. Por exemplo: uma página que não responda as dúvidas dos clientes ou não se posicione em relação às críticas perderá o engajamento e, aos poucos, terá impactos em sua audiência.

Não ter conteúdo

Usar as mídias sociais exclusivamente como plataformas de divulgação e vendas não terá um bom resultado entre aqueles que acompanham suas postagens. Uma presença nas redes precisa ser interessante e relevante ao público, empregando diferentes maneiras de capturar sua atenção – entre elas conteúdo ligado aos seus produtos e negócios, narrativas e entretenimento. Da mesma forma, uma página que só publique descontos e links de e-commerce não criará relações fortes com os usuários.

Afastar o usuário

Na tentativa de se aproximar de seu público e clientes, uma empresa normalmente prestará atenção ao que está funcionando em social media e aplicará as ideias com adaptações. Contudo, é muito importante que o conteúdo não acabe tendo o efeito contrário, afastando o usuário das postagens.

Negócios que estão sempre tentando “lacrar” ou navegar nas ondas mais recentes de comentários na internet são um exemplo. Cunho político forte e posicionamento em temas controversos também se aplicam ao caso.


Confira também: Entenda o comportamento do consumidor nas redes sociais e tire ideias valiosas

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça o indicador que você não pode deixar de medir na sua empresa

Notícias e Atualidades

Como elaborar um processo de contratação de estagiários

Desenvolvimento

Por que conhecer a sua cadeia de fornecedores?

Desenvolvimento

Como fazer um IPO de sucesso

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR