Número de MEIs ultrapassa a marca de 9 milhões

Regime tributário incentiva a formalização de pequenos negócios e trabalhadores autônomos

10-10-2019
Número de MEIs ultrapassa a marca de 9 milhões
Foto: Envato Elements

O número de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de 9 milhões. Em 2019, o número de brasileiros que optaram pela formalização através desse regime tributário, lançado em 2010, já chega a quase 1,3 milhão, de acordo com o G1.

O empresário, ao se tornar MEI, passa a emitir nota fiscal e conta com uma série de benefícios bancários indiretos, como acesso a crédito com taxa de juros diferenciada e abertura de conta bancária empresarial.

Dados do Portal do Empreendedor do governo federal mostram que o número total de registros de MEIs chegou a 9,031 milhões no final de setembro. Isso representa um crescimento de 16,7% na comparação com o final do ano passado – 7,74 milhões.

Formalização

O cadastro MEI se consolidou como uma alternativa segura para quem atua em uma profissão sem vínculo empregatício — como artesão, confeiteiro, manicure, diarista e outras funções categorizadas como “trabalho informal”. Confira aqui o passo a passo da formalização no regime.

A formalização através do cadastro traz uma série de benefícios para os trabalhadores autônomos. As vantagens, no entanto, são restritas a algumas atividades econômicas, nas quais os empreendedores devem se enquadrar para poder realizar o cadastro. Ao todo, são 466 atividades permitidas para o MEI em 2019. Confira aqui a lista completa de A a Z.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Contratações e demissões serão comunicadas pelo eSocial a partir de 2020

Notícias e Atualidades

Programa Avançar discute impacto social nos negócios em evento no Rio de Janeiro

Desenvolvimento

Fusões e Aquisições para PMEs

Desenvolvimento

Conheça as soluções que o Santander oferece para franquias

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR