5 mulheres de destaque no mercado de tecnologia para se inspirar!

Engana-se quem pensa que o mercado é dominado por homens apenas porque eles estão em maior número.

11-03-2019

.

Você sabia que muitas mulheres já conseguiram quebrar barreiras e se tornaram notáveis no segmento de tecnologia? É verdade que os negócios desse setor têm dificuldade em recrutar mulheres, já que elas são minoria em cursos da área. Na ciência da computação, por exemplo, são
apenas 15% dos alunos. Mas isso não quer dizer que não existam mulheres de destaque pelo mundo!

Contra as estatísticas, muitas profissionais conseguiram se tornar referência na área. Para um negócio, incentivar a participação feminina na tomada de decisão aumenta a diversidade do time e rende um ótimo resultado. Conheça agora 5 mulheres de destaque para se inspirar!

1. Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg graduou-se em economia pela prestigiosa universidade de Harvard, onde também obteve um MBA — ambos com prêmios pelo excelente desempenho. Ela foi vice-presidente de vendas e operações globais online do Google antes de ir para o Facebook.

Desde 2008, ela é a diretora de operações (COO) do Facebook, considerada o braço direito de Mark Zuckerberg. Em 2017, Sandberg ficou em quarto lugar na lista das 100 mulheres mais poderosas do planeta, publicada pela Forbes.

2. Susan Wojcicki

Foi na garagem de Susan Wojcicki que, em 1998, nasceu um dos maiores negócios da era digital: a Google. Após a criação da companhia por Larry Page e Sergey Brin, Wojcicki se tornou a primeira gerente de marketing da empresa.

No currículo dela estão projetos importantes como os Google Doodles, Analytics e AdWords. Também foi dela a ideia de comprar o YouTube, que acabou se tornando uma das maiores aquisições da Google.

Susan Wojcicki é CEO do YouTube desde 2014 e também ocupa posição de destaque na lista das mulheres mais poderosas do mundo da Forbes. Além de tudo, ela é mãe de 5 filhos, conciliando carreira e família.

3. Ursula Burns

Ursula Burns tem graduação e mestrado em engenharia mecânica e iniciou sua carreira na Xerox em 1980. Em 2009, ela foi anunciada como a nova diretora executiva (CEO) da empresa, sucedendo uma outra mulher: Anne Mulcahy.

Nascida em Nova Iorque como filha de imigrantes panamenhos, Ursula Burns se tornou a primeira mulher negra a liderar uma empresa da Fortune 500 (a lista das maiores corporações do mundo).

Além de ter construído a carreira na Xerox, ela também dirige conselhos de outras grandes empresas como American Express Corporation e Exxon Mobil Corporation, é membra do conselho da Uber e participa de atividades sem fins lucrativos.

4. Virginia Rometty

Virginia Rometty, mais conhecida como Ginni, é CEO da IBM desde 2012 e também foi pioneira, sendo a primeira mulher a presidir a companhia. Ela tem formação em ciência da computação e engenharia elétrica e se graduou com honras.

Assim como outras mulheres de destaque na área de tecnologia, Rometty também figura em diversas listas de pessoas influentes. Por exemplo, foi citada entre as 50 mulheres mais poderosas do mundo pela Fortune e eleita uma das 100 pessoas mais poderosas do planeta.

5. Nina Silva

Para encerrar a lista, um exemplo que vem de terras brasileiras. Nina Silva nasceu no Rio de Janeiro e fez carreira na área de TI atuando com o ERP SAP. Tem no currículo empresas como L’Oreal, Heineken e Honda, além da sua própria criação: o Movimento Black Money, que incentiva o empreendedorismo na comunidade negra.

Atualmente, Nina Silva é Lead IT Manager na ThoughtWorks, uma consultoria global de tecnologia, e figura na lista das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo.

Ou seja, não faltam exemplos de mulheres de destaque no universo da tecnologia, e meninas e mulheres também podem sonhar alto ao escolherem a área.

Se você deseja ter notoriedade no mercado, a capacitação é a melhor forma de começar. Conheça agora mesmo os cursos gratuitos que disponibilizamos para você desenvolver suas competências!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Brasileiros estão comprando mais por aplicativos e redes sociais

Notícias e Atualidades

São Paulo é uma das 50 melhores cidades para empreendedorismo feminino

Desenvolvimento

O impacto da tecnologia nos negócios

Desenvolvimento

Apresentações no estado da arte

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR