Mindfulness: entenda como a prática pode aumentar sua atenção

Técnica tem origem nas meditações orientais, principalmente budistas.

07-03-2019

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É fato que a rotina de um líder de empresa é bastante movimentada e, muitas vezes, estressante. É tanta responsabilidade e preocupação que há momentos em que fica difícil se concentrar no que precisa ser feito. Por isso, cada vez mais empreendedores estão aderindo ao
mindfulness como solução para reduzir a tensão e focar no presente.

Quer entender exatamente o que é mindfulness e como a prática pode melhorar seu resultado? Descubra neste artigo!

O que é mindfulness?

A prática do mindfulness é a busca por um estado mental de atenção plena. Seu objetivo é permitir que se esteja totalmente presente e consciente sobre o que você está fazendo e o que acontece à sua volta. Trata-se de uma maneira de ficar mais conectado a todo pensamento e sentimento. Ao não deixar que a obrigação do dia a dia cause distração no trabalho, você evita agir em “modo automático”.

A raiz do exercício do mindfulness está na meditação budista, mas sua atividade não requer vínculo com uma religião ou filosofia específica.

Quais são os benefícios dessa prática?

Um estado de mindfulness traz vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Veja os principais deles abaixo.

Autoconhecimento

Conforme alcançamos o estado de atenção plena, passamos a ter um maior entendimento sobre nossos pensamentos e sobre a influência deles na maneira como nos sentimos e agimos. Adquirir experiência em fazer esse tipo de observação é a base para se conhecer melhor.

Controle emocional

Ao compreender o padrão de pensamento que gera sensação positiva ou negativa, é possível condicionar a mente a afastar todo pensamento ruim, mantendo a consciência focada no objetivo. Assim, o adepto do mindfulness consegue ter controle emocional, aumentando a produtividade.

Redução do estresse

Com clareza de pensamento e controle emocional, temos um domínio maior sobre nossa reação diante de determinado acontecimento. Dessa maneira, podemos tomar uma atitude mais amena, aliviando o estresse e evitando qualquer consequência indesejável.

Como aplicar o mindfulness na sua rotina?

Agora que você já sabe o que é mindfulness e conhece os benefícios que ele pode trazer, confira algumas maneiras de praticá-lo.

Tenha atenção à respiração

Sente-se (pode ser no chão ou em uma cadeira) em um ambiente silencioso, feche os olhos e tente focar na sua respiração durante 5 minutos. Seu pensamento vai tentar ir para outro lugar, mas a ideia aqui é observar esse momento e procurar trazer a atenção de volta à respiração.

Concentre-se no movimento do corpo

Procure se concentrar no movimento do corpo em qualquer atividade física que estiver fazendo — seja andar, comer ou até digitar. Saia do óbvio, como pensar nas pernas se estiver caminhando. A finalidade é prestar atenção em todo o corpo, percorrendo dos pés à cabeça.

Ouça de forma ativa

Muitas vezes o linguajar de um cliente ou colega de trabalho é capaz de causar irritação. A própria voz pode ser fonte de distração e preconceito.

A técnica de ouvir de forma ativa consiste em se concentrar unicamente naquilo que a pessoa tem a dizer, deixando de lado qualquer pré-concepção ou, se for o caso, toda opinião que você já tenha sobre ela.

É importante lembrar que atingir o estado de mindfulness não é algo simples, principalmente com as inúmeras distrações que temos à nossa volta. Contudo, com o devido treino, você vai perceber uma mudança significativa no seu desempenho como empreendedor.

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