Marketing com influenciadores é uma boa opção para meu negócio?

É preciso estar atento com a gestão da campanha e com a mensuração do resultado.

16-04-2019

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O marketing com influenciadores é uma estratégia que, apesar de antiga, ganhou uma nova perspectiva ao longo dos anos. O
avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais permitiram que a ação atingisse um maior número de pessoas, gerando um grande impacto no mercado.

O método estratégico consiste em contratar uma personalidade reconhecida pelo público para veicular alguma informação sobre determinado produto. Dessa forma, pretende-se atribuir credibilidade ao serviço prestado e captar novos clientes.

Uma pesquisa realizada pela Tomoson aponta receita de, em média, US$ 6,50 para cada US$ 1 investido por empresas em marketing de influência.

A estratégia parece importante para o sucesso do negócio, certo? Por isso, elencamos algumas práticas para investir corretamente na ação com influenciadores. Não deixe de conferir!

Tenha um objetivo claro e mensurável

Para dar início à estratégia de marketing com influenciadores, é preciso definir o objetivo da empresa com relação ao resultado. Afinal, só será possível perceber se o investimento na ação traz o retorno esperado se houver expectativa econômica sobre ela.

Além disso, é indispensável refletir sobre o meio pelo qual o negócio quer atingir essa meta. Há diversas formas de dialogar com o público para divulgar a marca, e cada contexto empresarial pode exigir um método distinto.

Evite estabelecer restrição

Ao firmar parceria com o influenciador, a companhia deverá orientá-lo sobre o objetivo e o método desejável para a veiculação do produto. Entretanto, impor algum grande limite para a divulgação pode engessar a personalidade contratada de forma prejudicial à empresa.

Afinal, é o influenciador quem sabe dialogar com seus seguidores de maneira próxima e natural. Ao delimitar sua forma de atuação, a comunicação com o público será ineficaz, construindo uma imagem forçada ou pouco espontânea diante do consumidor.

Avalie além dos números

É preciso ter em mente que o número de seguidores nem sempre significa sucesso na campanha. Vários fatores influenciam o convencimento do consumidor. Um deles é a similaridade de perfil comportamental entre o seguidor do influenciador e o público-alvo da empresa. Afinal, de nada adianta veicular alguma informação se ela não condiz com o interesse ou necessidade do grupo destinatário.

Observe, também, a relação do profissional com o público, a linguagem utilizada por ele e o tipo de conteúdo que veicula. Isso contribui para uma abordagem natural e eficaz.

Firme uma parceria de longo prazo

Apesar de gerar resultado, uma ação pontual do influenciador não costuma contribuir para a formação de um vínculo sólido. Isso pode interferir na efetivação do objetivo da empresa.

Ao construir um relacionamento consistente com o profissional, por outro lado, você terá a oportunidade de engajá-lo na causa da organização. O reflexo dessa escolha é que, em vez de gerar receita momentânea, a instituição agrega maior valor ao produto e pode fidelizar clientes no longo prazo.

O marketing com influenciadores pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Determinadas personalidades têm credibilidade com seus seguidores, portanto conseguem inspirar hábitos e preferências de consumo. Para que a estratégia seja implementada de forma eficiente, é importante que a companhia tenha um objetivo claro e consiga firmar uma parceria sólida com o influenciador.

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