Entenda como a Inteligência Artificial está revolucionando o marketing

Tecnologia tem auxiliado a fortalecer o relacionamento com o cliente.

12-03-2019
.

O bom relacionamento com o cliente é uma das bases para um negócio de destaque, já que a preocupação com o consumidor é sinônimo de comprometimento e confiança. Então, nada melhor que aliar a tecnologia ao marketing para conseguir um resultado expressivo nesse quesito.

Já é possível observar avanços com estratégias consolidadas de marketing digital, mas têm surgido aplicações de Inteligência Artificial (IA) que estão fazendo uma verdadeira revolução. Continue conosco e saiba mais sobre três dessas novidades!

Segmentação eficaz da clientela

O sucesso de uma ação de marketing depende de conhecer a fundo a personalidade do comprador, de modo a transmitir uma mensagem que o aproxime do seu produto ou serviço.

Para isso, é importante conhecer aspectos como localização geográfica, idade, gênero, renda, interesses e área de atuação da sua audiência.

Acontece que uma análise humana dificilmente permite encontrar um nicho relevante dentro de tantos critérios. Ou seja: enquanto uma campanha voltada para um público amplo costuma representar desperdício de recurso, focar em um nicho específico pode limitar o seu resultado.

Já com o auxílio da IA, é possível explorar quantidades massivas de dados para encontrar a melhor oportunidade e, com base nisso, criar uma segmentação de clientes eficaz.

Publicidade digital otimizada

Serviços de publicidade digital já estão utilizando Inteligência Artificial em suas plataformas, como é o caso do Google Ads. Para melhorar a taxa de conversão do anúncio, seu algoritmo analisa os dados de navegação do usuário e mostra um anúncio mais propício a receber o clique.

Dessa maneira, a empresa interessada em mídia paga conta com um método automatizado — e otimizado — de alcançar o cliente em potencial. Isso faz com que o anunciante consiga um excelente retorno sobre o investimento, especialmente se comparado a um meio de publicidade tradicional, como o rádio.

Atendimento automatizado

O uso de chatbot é outro exemplo bastante pertinente. Com ele, é possível agilizar o atendimento e permanecer disponível 24 horas por dia em aplicativos de troca de mensagens como Telegram, Facebook Messenger e WhatsApp. Por isso, esse software já vem ajudando a descongestionar a equipe de relacionamento com o cliente.

Para se ter uma ideia, um chatbot programado com Inteligência Artificial pode tirar uma dúvida e oferecer a solução para alguma questão do cliente. Além disso, tem a possibilidade de aprender com o próprio histórico de conversa com o usuário, aperfeiçoando a capacidade de resposta com o passar do tempo.

Mas não é só isso: o chatbot também tem utilidade para a geração de leads, vendas, cotação de pedidos e muito mais.

É fato que a Inteligência Artificial não para de se desenvolver. Essa tecnologia proporciona ao cliente uma experiência cada vez mais satisfatória junto à empresa. Portanto, é essencial prestar atenção à tecnologia daqui para a frente e avaliar como encaixá-la na sua estratégia de marketing.

Gostou do artigo? Então aproveite e informe-se também sobre o impacto positivo dos robôs, tanto na indústria quanto em outros segmentos. Veja aqui como a robótica pode auxiliar o processo da sua empresa!


CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Os erros mais comuns na hora de investir em uma franquia

Notícias e Atualidades

Conheça os principais conceitos do marketing digital

Desenvolvimento

A busca por inovação e o empreendedor na nova economia

Desenvolvimento

Branding: da estratégia ao lucro

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR