Conheça os hábitos do consumidor brasileiro para o Dia dos Namorados

Pesquisa realizada pelo Google mostra que 52% dos consumidores pretendem presentear na data

28-05-2019

Dia dos namorados
Foto: Envato Elements

Uma das datas mais românticas do ano, o Dia dos Namorados movimenta diversos tipos de negócio graças aos casais apaixonados que buscam presentes para celebrar a data especial. Uma pesquisa realizada pelo Google, que traçou os hábitos do consumidor brasileiro para o dia, mostra que 52% dos entrevistados, independentemente do estado civil, pretendem presentear na data.

O estudo utilizou dados do Google Consumer Survey, uma ferramenta online que permitiu entrevistar 400 pessoas, junto com a análise de pesquisas feitas no buscador.

Namorados e casados

Os namorados se mostraram mais planejados em relação à data, uma vez que pesquisam com mais antecedência aquilo que vão presentear. Além disso, esses consumidores são mais generosos na quantidade de itens. Os casados, por sua vez, pretendem gastar mais na data, mas deixam a pesquisa para a última hora.

Locais de pesquisa

 Locais

Namorados

Casados

Lojas físicas e de shopping

81%

42%

Google

44%

38%

Lojas na internet

38%

35%

YouTube

35%

10%

Facebook e Instagram

35%

9%

Revistas e TVs

13%

4%

Quando procuram e quando realizam a compra

Mais planejados, 63% dos namorados procuram o presente com uma antecedência entre 15 dias até mais de um mês antes da data. A compra para a maior parcela desse grupo (35%) fica concentrada em uma semana antes do Dia dos Namorados - o que evidencia um período de avaliação antes da escolha final do presente.

Entre os casados, metade dos entrevistados buscam o que presentear no Dia dos Namorados com uma antecedência entre 15 dias e mais de um mês antes da data. A data da compra mais escolhida é uma semana antes (27%) e um dia antes (27%) do Dia dos Namorados.

Presentes e gasto médio

A quantidade de presentes varia entre os entrevistados que namoram e o que estão casados. O estudo mostra que 52% dos namorados pretendem comprar dois presentes ou mais, enquanto 60% dos casados pretendem comprar somente um presente.

O gasto médio com o Dia dos Namorados é de R$ 418 – sendo R$ 377 entre os namorados e R$ 424 entre os casados.

Presentes mais procurados

Itens

Namorados

Casados

Smartphones/celulares

6%

10%

Eletrônico (Notebook, tablets, TVs, games, etc)

8%

10%

Joia/viagem/jantar

16%

16%

Perfumes/cosméticos/maquiagens

14%

16%

Roupas/calçados/acessórios de moda

23%

27%

Chocolates e/ou flores

33%

21%

O estudo deixa também algumas conclusões que podem gerar insights para as empresas:

Quem está namorando...

  • Tem menos tempo de relacionamento
  • O objetivo do presente é conquistar
  • Pesquisa mais e compra mais cedo
  • Tenta diversificar nos presentes
  • Flores e chocolate são preferidos para dar

Quem é casado...

  • Tem mais tempo de relacionamento
  • Já conhece os gostos do(a) parceiro(a)
  • Planeja menos e compra perto da data
  • Compra menos presentes e gasta mais
  • Itens de moda são os preferidos para dar


Além de analisar os hábitos do consumidor em datas especiais, ficar de olho no comportamento nas redes sociais pode trazer ideias valiosas para o seu negócio.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça os 5 países que mais importam do Brasil

Notícias e Atualidades

Você sabe quais são os produtos mais exportados pelo Brasil?

Desenvolvimento

A Dry Wash e o Legado da Sustentabilidade

Desenvolvimento

Qual é a tua obra?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR