Girl power: conheça as empreendedoras mais famosas do Brasil

Lista é encabeçada por Luiza Helena Trajano, CEO do Magazine Luiza.

21-01-2019

.

Não é de hoje que a mulher conquistou seu espaço no mundo corporativo. Seja alcançando a
posição de liderança em uma grande empresa ou criando sua própria oportunidade no mercado, ela se destaca no cenário nacional e mundial. Por isso, que tal conhecer as empreendedoras mais famosas do Brasil?

Confira a lista que preparamos e inspire-se com as lições de negócios que essas mulheres podem oferecer. Acompanhe!

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

A trajetória de sucesso de Luiza Helena começou aos 18 anos, quando passou a trabalhar na loja da família, em Franca (interior de São Paulo).

Depois de passar por todos os setores da empresa, ela tomou a frente do negócio e foi responsável por iniciar o e-commerce, aproveitando um nicho que até então era pouco explorado. Com o tempo, a franquia Magazine Luiza se expandiu e a marca se tornou uma das mais conhecidas no Brasil.

Sônia Hess – Dudalina

Uma das empreendedoras mais famosas do Brasil, Sônia aprendeu muito com sua mãe, Dona Lina.

Ao perceber que o marido havia comprado mais tecido do que o necessário para vender em sua loja, a matriarca aproveitou a oportunidade e usou o material extra para confeccionar camisas. Foi o início do império Dudalina.

Sob o comando de Sônia, a empresa investiu pesado em infraestrutura, sustentabilidade e tecnologia, prosperando a ponto de se tornar referência na área têxtil.

Janete Vaz e Sandra Costa – Laboratório Sabin

Quando se tornaram sócias, as bioquímicas Sandra e Janete perceberam que o sucesso do negócio dependia principalmente de sua capacitação para obter credibilidade junto à classe médica.

As fundadoras do Laboratório Sabin fizeram diversos cursos na área de gestão empresarial e buscaram auxílio da Fundação Dom Cabral para profissionalizar o negócio.

O resultado fala por si mesmo: atualmente o laboratório conta com 225 unidades e emprega cerca de 4.400 funcionários — dos quais 77% são mulheres.

Cleusa Maria da Silva – Sodiê Doces

A história de Cleusa é igual à de milhares de mulheres no país: para aumentar a renda que obtinha trabalhando como empregada doméstica, ela começou a fazer e vender bolos. Na época, ela nem imaginava que se tornaria uma das empreendedoras mais famosas do Brasil.

Com o auxílio da patroa, ela aprendeu os macetes da profissão e abriu uma pequena loja de bolo em Salto, cidade do interior de São Paulo, onde morava.

O nome Sodiê é uma homenagem aos seus filhos, Sofia e Diego. O sabor dos bolos conquistou o público de tal maneira que hoje a franquia tem mais de 265 lojas em 13 estados.

Leila Velez e Zica Assis – Beleza Natural

As sócias Leila e Zica identificaram uma necessidade do mercado a partir da própria experiência. Por não encontrarem um produto específico para seus tipos de cabelo, elas se dedicaram a desenvolver shampoos e cremes para o fio crespo e cacheado.

A qualidade da linha inspirou a propaganda boca a boca e o Instituto Beleza Natural abriu suas portas em 1993. Para reduzir custo sem abrir mão da qualidade, as empresárias organizaram o processo de produção em etapas.

O crescimento da marca foi consequência de uma boa estratégia de negócio. Atualmente, a empresa produz mais de 270 toneladas de produtos para cabelo por mês.

A lista de empreendedoras mais famosas do Brasil poderia ser muito maior, não é mesmo? Não faltam exemplos de mulheres bem-sucedidas à frente de grandes negócios em nosso país.

Uma coisa que todas elas têm em comum é o aprimoramento constante de suas habilidades, por meio de cursos e treinamentos. Afinal, é preciso estar sempre atualizado para atender à exigência do mercado.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

8 hábitos para o empreendedor que deseja se reinventar

Notícias e Atualidades

Conheça a agenda de eventos de novembro

Desenvolvimento

Valuation: como sei o valor da minha empresa?

Desenvolvimento

Uma loja de brinquedos que vende felicidade

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR