Gestão de pessoas no varejo: entenda quais práticas são mais recomendadas

Setor tem peculiaridades que devem ser respeitadas e avaliadas.

05-04-2019

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Necessidade de incorporar novas tecnologias, oferecer a melhor experiência para o consumidor e lidar com a forte concorrência de negócios online estão entre os desafios enfrentados pelo varejo atualmente. Mas não é só isso. A gestão de pessoas também é apontada como um grande obstáculo dos varejistas para alcançar mais competitividade e obter o resultado desejado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 71% dos varejistas disseram que a gestão de pessoas é o maior desafio a ser enfrentado — ultrapassando, inclusive, a necessidade de superar a concorrência.

Para lidar com a questão, é preciso adotar as estratégias certas. Neste artigo, você entenderá quais práticas são mais recomendadas à gestão de pessoas no varejo. Confira!

Treine sua equipe

O primeiro passo para uma gestão de pessoas eficiente no varejo é investir em treinamento. Uma peculiaridade do setor é a alta rotatividade. Por isso, garanta que mesmo o novo colaborador esteja alinhado com a missão, visão e valores da empresa.

É importante que o treinamento compreenda conteúdo além de técnicas de venda, englobando também aspectos necessários para que o funcionário se envolva com a cultura da marca.

Estimule o colaborador

Um funcionário desmotivado dificilmente atinge o melhor resultado possível. Com isso em mente, é importante criar uma estratégia para estimular a equipe a se esforçar.

Algumas sugestões para motivar o colaborador são: bônus em dinheiro atrelado ao alcance de meta, reconhecimento público quando o vendedor atingir um bom resultado e até mesmo ações como promover a visita da família em uma data comemorativa.

Garanta que todos conheçam bem o produto

Não tem nada pior do que chegar a uma loja em que os funcionários não sabem nada sobre o que estão vendendo. Além de aumentar a chance de não fechar a venda, o desconhecimento sobre o produto ou serviço prejudica a imagem da marca.

Por isso, uma prática recomendada para a gestão de pessoas no varejo é garantir que todo colaborador conheça bem os itens comercializados. É essencial não só que ele saiba as principais características e funcionalidades, mas também que seja capaz de indicar ao cliente o produto mais adequado para a sua necessidade.

Realize uma reunião periódica

Uma boa gestão de pessoas passa por estudar o dia a dia da equipe e entender suas principais dificuldades. É crucial proporcionar o melhor ambiente para que o profissional execute sua atividade.

Para garantir que o seu time tem tudo o que precisa para fazer um bom trabalho, marque uma reunião periódica. Assim, cada um pode compartilhar sua experiência ou dificuldade.

Dê feedback

Apontar para o colaborador seus pontos fortes e o que pode ser melhorado é uma prática indispensável para a gestão de pessoas no varejo. Torne o feedback uma rotina e ajude seu time a evoluir constantemente.

Coloque já em ação essas práticas de gestão de pessoas no varejo e aumente sua chance de conquistar um time sempre motivado.

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