Gerenciar remessas: aprenda como otimizar procedimentos alfandegários

Santander Trade ajuda você a realizar procedimentos burocráticos fora do país.

19-03-2019


.
O empresário brasileiro que deseja atuar no mercado externo aponta a burocracia administrativa como a principal vilã no desenvolvimento do negócio. Você também pensa assim? Pois saiba que existe um jeito mais fácil de gerenciar remessa.

Neste artigo, vamos mostrar que é possível dar mais celeridade ao procedimento alfandegário com algumas dicas. Continue a leitura e confira!

Principais problemas causados pela burocracia

Segundo um relatório divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro com dados do Banco Mundial, o Brasil ocupa a 106ª posição em termos de burocracia nos portos (118 países estavam na lista).

O principal motivo é a quantidade de entraves durante o processo, como dificuldade na logística, custo alfandegário desafiador, complexidade dos documentos exigidos — além de outros obstáculos comuns a todas as empresas, independentemente do porte ou localização geográfica.

Outro problema é que, se você não tiver uma orientação correta, vai acabar pagando uma tarifa mais alta. Como consequência, sua empresa se torna menos competitiva e, aos poucos, perde espaço.

Como otimizar o processo alfandegário

Sem dúvidas, os desafios da exportação são muitos. A seguir, confira as principais dicas para melhorar o fluxo da mercadoria!

Entenda a importância de integrar sistemas

Adotar o sistema integrado é útil para reunir todas as informações dentro de um único ponto de contato. Isso representa economia de tempo para você se dedicar a outras prioridades, assim como mais eficiência no processo.

Ajuda ainda na busca por um prazo menor entre embarque e desembarque, reduz falha, retrabalho e custo, além de promover segurança no deslocamento de ponta a ponta da cadeia logística.

Adote um ERP eficiente

O Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial é uma tecnologia que auxilia o gerenciamento de toda movimentação do negócio de maneira eficaz.

Em outras palavras, é uma plataforma que permite controlar as atividades relacionadas à saída de um produto, desde o ponto de partida até o destino final. Com ela, o controle de estoque é otimizado, e o operador tem uma visão geral do que está armazenado.

Cada vez que um cliente compra o seu produto, é preciso dar sequência a uma série de ações, como: emitir certificado, imprimir nota fiscal e calcular taxa, frete e outros custos. Sem automação, é humanamente impossível administrar bem tantos processos.

Conte com consultoria especializada para gerenciar remessa

O Banco Santander desenvolveu uma ferramenta específica para facilitar a sua entrada no mercado exterior. O Portal Santander Trade traz diversas orientações, como: normas, procedimentos, leis, tipo de moeda e o passo a passo completo para a venda.

Você pode acessar informações sobre futuros parceiros em mais de 100 países. A base de dados mostra os maiores exportadores americanos, a consulta de eventos na região escolhida e o setor de seu interesse.

O sistema apresenta dicas sobre o ambiente jurídico, práticas empresariais, fiscais e outras que contribuem para a segurança da internacionalização. Mais uma vantagem do Santander Trade é fazer parte de uma rede de relacionamento, permitindo a interação com uma comunidade global de exportadores e importadores em diversos países.

Como vimos, gerenciar remessa exige algumas burocracias. No entanto, é possível ser bem-sucedido com as práticas que apresentamos. Conte com o Santander Trade, interaja com outros empreendedores, explore todas as informações do país onde deseja entrar e otimize o processo de exportação a fim de aumentar o lucro!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Brasil sobe 16 posições em ranking de ambiente de negócios

Notícias e Atualidades

Conta bancária no exterior: como funciona e quem pode ter?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR