Comércio comemora diminuição de feriados em 2019

Somente dois dos 11 feriados nacionais podem ser estendidos.

08-03-2019
.

O calendário de feriados 2019 está agradando o lojista no Brasil. Com uma baixa ocorrência de datas que favorecem prolongamento, a expectativa é de semanas com vendas melhores e um faturamento maior.

O mesmo vale para a indústria, que deve sentir menos com as escalas e o custo extra que um feriado prolongado causa, ampliando a sua produtividade. Ou seja, mesmo que um ano com pouco feriado seja uma má notícia para muita gente, a economia agradece o calendário de 2019.

Veja a seguir quais são as perspectivas para o mercado!

Quais serão os feriados de 2019 com possibilidade de emendar?

Considerando apenas os feriados nacionais, ou seja, sem levar em conta os regionais que variam pelo país, apenas duas datas abrem a possibilidade de “emendar” com o fim de semana: a terça-feira de Carnaval, no dia 5 de março; e o Corpus Christi, que será na quinta-feira, 20 de junho.

Naturalmente, essa contabilização não leva em conta o feriado de Ano Novo, que já passou: em 2019, o primeiro dia do ano caiu em uma terça-feira.

Já os feriados diretamente conectados com o final de semana, que acontecem na sexta ou na segunda, também serão poucos. No dia 19 de abril, a sexta-feira da paixão completa uma folga de três dias.

A única outra data em que isso acontecerá é a Proclamação da República, que será no dia 15 de novembro, outra sexta-feira. Isso significa que não há nenhum feriado nacional de 2019 que acontecerá em uma segunda.

Por outro lado, 3 feriados cairão no sábado, que é um dia da semana em que muitas pessoas já não cumprem expediente. São eles: Independência do Brasil no dia 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro e Finados, no dia 2 de novembro.

Por fim, dois feriados serão comemorados em uma quarta-feira: o dia do Trabalho, que acontece em 1º de maio; e o Natal, que é dia 24 de dezembro.

Qual é a expectativa do comércio com o calendário de 2019?

A redução de feriados “emendáveis” ou em dias úteis é bem-vista pelo comércio em geral, já que essas datas muitas vezes representam perda tanto na capacidade de venda (com parte da equipe de folga) quanto no movimento de público.

A expectativa é positiva principalmente para a loja que lida com uma frequência regular de consumidores ao longo da semana. Já alguns tipos de negócio, como os que são relacionados ao turismo, não veem o calendário de 2019 com tanto entusiasmo.

Ainda assim, a maior parte dos empresários acredita que o volume menor de feriados em 2019 será positivo para o movimento. Além disso, o fato de algumas datas especiais caírem no fim de semana pode ajudar no consumo nesses dias.

Como o setor pode aproveitar melhor um feriado?

Se for bem explorada pelo comércio, uma data festiva também pode ser vantajosa. Saber aproveitar a sazonalidade não é tão simples quanto manter a mesma rotina por todo ano, mas certamente vale a pena.

Muitas dessas datas festivas não são feriados, como o Dia das Mães em maio ou o Dia dos Namorados em junho. Mas, mesmo sem a folga, a troca de presente nesses dias já é parte da nossa cultura, então negócios de diversos mercados podem aproveitar para vender mais.

Já o Natal, a Páscoa e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, que é comemorado como o Dia das Crianças, são feriados em que é possível aumentar as vendas e lucrar bastante. A estratégia certa é capaz de neutralizar a dificuldade de produtividade e o maior custo com a escala da equipe.

Por fim, o negócio especializado também pode ficar de olho no calendário para investir em outras datas mais específicas. Uma loja de fantasia, por exemplo, deve se preparar para vender mais no Carnaval.




O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR