Conheça 8 empreendedores sociais que estão mudando o mundo

Brasileiro está entre os empreendedores sociais que integram a lista divulgada pela Fundação Schwab.

09-05-2019
empreendedores-sociais-mudando-mundo-noticias


Publicado em: 19/04/2016
Republicado em: 09/05/2019
A Fundação Schwab, organização internacional sem fins lucrativos, anunciou recentemente os nomes que compõem a lista 'Schwab Foundation Social Entrepreneurs of the Year', que reconhece 12 empreendedores sociais com práticas que estão mudando o mundo. Os negócios têm tamanhos e nichos diversificados, mas todos compartilham o mesmo objetivo final: superar desafios sociais e ambientais. Os empreendedores são de 11 organizações que atuam em mais de 70 países. Entre eles está o brasileiro Sergio Arande, da empresa Agenda Pública.

Veja a seguir 8 integrantes que compõem a lista e inspire-se:

1. Luvuyo Rani
O empreendedor sul-africano busca auxiliar no processo de formação de jovens desempregados com a empresa Silulo, que possui 39 filiais na África do Sul. Além de oferecer internet acessível em sua rede de cafés e centros de formação, o grupo oferece treinamento em tecnologia, oficinas de capacitação e consultorias para aprimorar um currículo, por exemplo.

2. Nina Smith
Em 1999, a empreendedora criou a GoodWeave Internacional com a missão de acabar com o trabalho infantil que ocorre na indústria de fabricação de carpete. A empresa atua tanto nas instalações de produção em países da Ásia como Índia e Nepal, como no mercado de consumo em países europeus e norte-americanos. Por meio de selos de certificação e esforços de conscientização, o índice de trabalho infantil no setor foi reduzido em 80%.

3. Sérgio Arande
O brasileiro Sérgio Arande é o único representante da América Latina que está na lista. Ele é o fundador da empresa Agenda Pública, que tem o compromisso de aprimorar a gestão pública. A companhia é sem fins lucrativos e incentiva a participação social desenvolvendo parcerias entre os governos locais, a sociedade e as empresas privadas para solucionar questões como habitação e saneamento básico. Atualmente, a Agenda Pública funciona em seis estados brasileiros.

4. Simon Bakker
Simon Bakker é o CEO da Kennemer Foods International, uma empresa que fornece tecnologia moderna a agricultores para o cultivo de cacau nas Filipinas. Além disso, a companhia oferece formação em práticas agrícolas e financiamento para os profissionais.

5. David Risher e Colin McElwee
O ex-executivo da Amazon David Risher e o ex-diretor de uma escola de negócios criaram a Worldreader em 2010, nos Estados Unidos, com a proposta de levar livros digitais à sociedade e melhorar a taxa de alfabetização mundial. A organização é sem fins lucrativos e possui um total de cerca de 32 mil títulos de livros em 43 idiomas, disponíveis para os leitores de 69 países.

6. Sophi Tranchell
Há 15 anos, a britânica dirige a Divine Chocolate, uma empresa que visa incentivar o comércio justo. Quase metade da companhia pertence a uma cooperativa de agricultores em Gana, que produz 6% da colheita de cacau no país. Em 2015, a Divine Chocolate registrou o faturamento de 11 milhões de dólares em vendas.

7. Jean-Marc Borello
O francês é o fundador da cooperativa Groupe SOS, uma das maiores empresas sociais do mundo. Atualmente, a companhia tem 14 mil funcionários atuando em 350 organizações que têm o compromisso de desenvolver soluções inovadoras ligadas às áreas de saúde, educação, inclusão social, emprego, habitação, entre outras.

8. Poonam Bir Kasturi
Por meio da empresa Daily Dump, a empreendedora Poonam Bir Kasturi capacita as pessoas da Índia para aprenderem a lidar com a gestão de resíduos. Entre as práticas incentivadas pela companhia está a compostagem de resíduos gerados pelas famílias indianas.


Você tem interesse em empreendedorismo social? Então, conheça mais no curso online da Endeavor: Como criar um negócio para a população de baixa renda.




CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

São Paulo é uma das 50 melhores cidades para empreendedorismo feminino

Notícias e Atualidades

Conheça a agenda de eventos de agosto

Desenvolvimento

Day1 | Leandro Pinto

Desenvolvimento

As Conexões Que Movem a Vida

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR