Cinco dicas para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados

Orientações do Sebrae ajudam os pequenos empresários a se prepararem para uma das principais datas do comércio no Brasil

06-06-2019

Cinco dicas para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados
Foto: Pixabay

Uma das principais datas comemorativas do ano, o Dia dos Namorados movimenta lojas e aquece as vendas no mês de junho. Estimativas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que, no ano passado, a data movimentou R$ 15,6 bilhões no varejo nacional. Para aproveitar as oportunidades que surgem na ocasião, os pequenos negócios precisam preparar estratégias para atrair e fidelizar os clientes. 

O Sebrae listou cinco dicas que ajudam as empresas a aumentar suas vendas no Dia dos Namorados. Confira a seguir.

1. Planejamento

Antecipação é a palavra-chave. A empresa precisa estar atenta a alguns detalhes para se preparar para a data, que não se restringe aos presentes trocados no dia 12 de junho. Os casais também planejam uma celebração, o que impacta no aumento das reservas nos restaurantes, por exemplo. O segmento de artigos e enfeites também passa por um aumento de demanda no período. Uma loja de roupas, por exemplo, deve ficar atenta ao estoque, variar o mix de produtos e oferecer condições especiais de pagamento e troca. Tais benefícios podem atrair clientes para o seu negócio.

2. Todas as plataformas disponíveis

É um costume dos brasileiros em muitas datas comemorativas: grande parte dos consumidores deixa a compra do presente para a última hora. Sendo assim, é fundamental que a empresa esteja preparada para conseguir atender os clientes de forma rápida e ágil. Além disso, explorar diversas ferramentas de comunicação é uma estratégia importante. Chats e aplicativos como o Whatsapp podem contribuir com o aumento das vendas e também abrem caminho para a fidelização do cliente. Com consumidores cada vez mais exigentes, é essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real.

3. Mais que a venda

A equipe de vendas deve ser qualificada para oferecer mais do que os produtos disponíveis na loja. Garantindo que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva, a empresa pode inspirá-lo a retornar. Outro detalhe importante: um atendimento de qualidade pode gerar comentários espontâneos e positivos sobre a marca ou serviços na internet – o que é uma forma excelente de trazer mais vendas.

4. Ticket médio

Oferecer mais produtos, sugerir outras vendas para compor o presente e evidenciar o custo-benefício das aquisições são formas de aumentar o ticket médio. A empresa também pode oferecer descontos progressivos por volume ou então, se possível, indicar uma contrapartida – como um brinde ou frete grátis, em caso de vendas virtuais.

5. Redes sociais

O comércio digital tem um apelo visual imensurável, então a dica é abusar das redes sociais na data. Divulgar fotos dos produtos e serviços e imagens que valorizem a marca são estratégias importantes, além de disponibilizar uma descrição detalhada do que é comercializado pela empresa. Linguagem despojada e criativa pode ser um diferencial.

Leia também: Os hábitos do consumidor brasileiro para o Dia dos Namorados

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