Dia internacional da mulher: 4 ações para comemorar na empresa

Veja algumas ações que saem da mesmice e vão deixar suas colaboradoras mais motivadas!

08-03-2019
.

Todo ano, a aproximação do dia internacional da mulher mobiliza empresas de diversos segmentos para comemorar a data com suas funcionárias e clientes. Afinal, celebrar a luta pela igualdade de direitos e uma melhor condição de trabalho é um assunto cada vez mais atual. Toda organização que se preze tem a preocupação de valorizar a força feminina, não é mesmo?

Porém, apesar de todo o avanço conquistado pelas mulheres no mundo corporativo, muitas empresas continuam preparando comemorações ultrapassadas, que reforçam um estereótipo e reduzem a data a flores e chocolate.

Por isso, listamos algumas ações criativas para aplicar em sua organização no dia internacional da mulher e conscientizar a todos sobre a importância da data. Acompanhe!

1. Reconheça o trabalho de cada colaboradora

Não há quem não aprecie um elogio verdadeiro, especialmente quando o gesto parte de um colega ou superior. Por isso, uma maneira simples de reconhecer o trabalho das funcionárias nessa data é enviar uma mensagem personalizada agradecendo pelo bom serviço prestado.

Porém, o recado não pode ser padronizado. Vale a pena mobilizar a gestão de cada departamento para que ressalte as qualidades das funcionárias individualmente e ofereça palavras de encorajamento.

2. Ofereça um presente útil

Fuja da armadilha de brinde no dia internacional da mulher: caneta com o logotipo da empresa, caneca, bombom e flores são clichês que não cabem mais na comemoração atual.

Para inovar, considere oferecer um presente realmente útil, como um vale-livro em uma livraria ou um curso que amplia o conhecimento e pode contribuir para a carreira da mulher.

3. Faça uma campanha em favor de um movimento de luta feminina

Utilizar a data para contribuir positivamente e impactar a vida de mulheres da comunidade é uma boa maneira de celebrar o dia em sua empresa. Selecione um projeto social, ONG ou instituição que lute pelos direitos da mulher e contribua financeiramente para sua atividade.

Além disso, você pode incentivar sua equipe a contribuir com trabalho voluntário. Que tal encerrar o expediente mais cedo para que todo mundo tenha a oportunidade de participar?

4. Invista em uma ação diferenciada

Outra maneira de fugir da celebração tradicional do dia internacional da mulher é promover uma ação que atenda à necessidade do público feminino em sua organização. Algumas sugestões que podem agradar são:

  • roda de conversa exclusiva para mulheres;

  • debate com todo o time sobre igualdade no ambiente corporativo;

  • exposição sobre as conquistas femininas no mundo dos negócios;

  • palestra sobre saúde feminina;

  • aula de defesa pessoal;

  • workshop de mecânica básica, reparos domésticos e outros.

Celebrar o dia internacional da mulher em sua empresa é uma oportunidade de demonstrar reconhecimento à força de trabalho feminina. Porém, esse tipo de comemoração só faz sentido quando a mulher realmente é valorizada dentro da organização.

Além de promover a diversidade do quadro de funcionários e contar com profissionais competentes, ter mulheres em posições estratégicas pode ter impacto direto no lucro, sabia? Estudos comprovam que a empresa com liderança feminina lucra mais.

E você, como vai comemorar o dia internacional da mulher? Que tal investir na sua qualificação e na especialização da equipe? O Santander conta com uma videoteca com diversos conteúdos e dicas de especialistas sobre as melhores práticas para sua empresa!


O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR