Dia do trabalhador: como celebrar a data com a sua equipe?

Confira algumas ações que podem melhorar o clima organizacional e gerar motivação na equipe.

08-04-2019

.

Todo empresário sabe que o sucesso de seu negócio depende, em primeira instância, de seu capital humano. Por isso, celebrar o dia do trabalhador é muito mais do que apenas cumprir uma formalidade: é a oportunidade de
reconhecer o esforço do colaborador que contribui para o crescimento da organização.

No entanto, o que muitos gestores desconhecem é que, para grande parte dos funcionários, a comemoração tradicional do dia 1º de maio não é um símbolo da valorização da companhia. De origem operária, o dia simboliza a luta por uma melhor condição de trabalho e respeito ao empregado. Portanto, brindes ultrapassados ou mensagens padronizadas destoam do real significado da data.

É essencial evitar o clichê e buscar uma nova maneira de comemorar a data junto à equipe, enfatizando a importância do colaborador para a empresa. Vale lembrar que não é necessário investir muito dinheiro para organizar uma ação comemorativa no dia do trabalhador. Confira algumas sugestões!

Envie uma mensagem individual a cada colaborador ou equipe

Se você é responsável por um pequeno grupo de pessoas, a melhor maneira de celebrar o dia 1º de maio é enviar a cada um deles uma mensagem pessoal parabenizando pela data. Elaborar um recado curto que inclua informações pessoais demonstra consideração.

Se o time for composto de muitos integrantes, uma mensagem endereçada a cada setor ou departamento, com o nome de todos os funcionários, é uma boa opção para evitar a tradicional nota coletiva.

Ofereça um presente simbólico ou um brinde útil

Presentear os colaboradores envolve algum investimento financeiro, mas é uma forma simples de demonstrar a importância da data para a empresa. Porém, brindes corporativos, como uma caneta ou caneca, dificilmente agradam as pessoas presenteadas. Aposte em uma opção criativa, como:

  • bombons ou plaquinha de chocolate com mensagem;

  • cápsulas de café gourmet (quando a empresa possui a máquina);

  • itens de papelaria ecológicos ou de luxo (bloco de notas, cadernetas);

  • vale para um dia de folga a ser combinado com a chefia;

  • cartão ou vale-cultura, para ser utilizado na compra de livros ou ingressos para cinema e espetáculos de teatro ou música;

  • sessão de massagem relaxante ou cuidados pessoais.

Envolva a família do funcionário na comemoração

Se a intenção é comemorar o dia do trabalhador na empresa, incluir a família do funcionário no convite pode fazer a diferença na satisfação da equipe. Um café da manhã no início do dia ou uma festa simples no final do expediente, abertos para pais, cônjuges e filhos, são uma boa maneira de valorizar o profissional e seus familiares. Providencie uma boa seleção de comes e bebes, além de decoração festiva.

Parabenizar a equipe pelo dia do trabalhador e promover a cultura de valorização do colaborador no ambiente organizacional é a melhor maneira de reter talentos e motivar o funcionário. Não é segredo que a instituição que investe no seu time obtém retorno constante em produtividade e aumento da lucratividade.

Por isso, na hora de organizar a comemoração do dia do trabalhador em sua empresa, encare a tarefa como parte fundamental da sua estratégia de gestão de pessoas. Funcionário feliz, negócio produtivo!

Se você estiver em busca de profissionais qualificados, aproveite para conhecer as ferramentas gratuitas de apoio do Santander! Anuncie suas vagas no portal e receba currículos de interessados, de forma rápida e prática.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Inscrições abertas para o Programa Universitário-Empresas

Notícias e Atualidades

Como fazer uma contratação de estagiário eficiente?

Desenvolvimento

Gestão de Pessoas 1 - Maira Habimorad

Desenvolvimento

Previsão de vendas

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR