Dia do Consumidor: veja como encantar seus clientes e vender mais

A data é considerada por muitos lojistas como a Black Friday do primeiro semestre.

05-03-2019
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Comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983, o Dia do Consumidor surgiu em razão do discurso de John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos. Na mesma data, em 1962, o político salientou a importância dos direitos do comprador à segurança e à informação.

Hoje, a data assume um papel estratégico no mercado para aquecer as vendas entre o Natal e o Dia das Mães. No ano de 2017, quando ainda era pouco conhecida pelo brasileiro, o comércio eletrônico atingiu um faturamento de R$ 265 milhões.

Tendo em vista o crescente interesse pelo Dia do Consumidor, elencamos algumas dicas para que você consiga encantar o seu cliente e aumentar o faturamento da empresa nesse período. Confira!

Parcele sem juros

Parcelar a compra é um hábito consolidado do consumidor brasileiro. Por isso, oferecer a possibilidade de segmentar a dívida sem juros pode ser uma ótima iniciativa para atrair o cliente no dia 15 de março.

A estratégia consiste em mostrar ao comprador que ele não terá nenhum ônus ou adicional a pagar em decorrência do parcelamento. As taxas mensais, nesse caso, serão assumidas pela loja.

Ofereça frete grátis

É comum que o consumidor online desista da compra por causa do valor do frete. Por outro lado, a entrega gratuita em domicílio estimula a aquisição de produtos.

Vale lembrar que, apesar disso, é importante realizar o cálculo para que a sua empresa não gaste mais do que ganha ao oferecer essa vantagem ao cliente.

Afinal, o frete costuma representar uma despesa elevada. É preciso colocar na balança a possibilidade de entrega sem custo ao consumidor, estabelecendo alguns critérios para o benefício.

Dê um desconto progressivo

A estratégia de conceder um benefício progressivo, de acordo com o valor ou com a quantidade dos produtos adquiridos, é outra possibilidade que promete aquecer as vendas do seu negócio.

Essa iniciativa estimula o consumidor a aproveitar o desconto maior, o que significa comprar mais produtos.

A oferta, entretanto, deve ser avaliada previamente pela organização. O abono da 'dívida' do consumidor não pode atropelar a expectativa de faturamento da empresa.

Promova uma ação exclusiva para quem é cliente

Outra opção interessante para aumentar a venda é oferecer um produto ou serviço exclusivo para quem já é cliente.

Essa medida é capaz de aumentar a confiança do consumidor e o sentimento de pertencimento a um grupo exclusivo, que concede benefícios.

Outra opção é orientar previamente o público sobre a possibilidade de promoção para quem fizer o cadastro na empresa. Esse contato permite que a instituição divulgue seu serviço e conquiste novos clientes.

O Dia do Consumidor cai no gosto da cultura brasileira aos poucos. Nessa data, a empresa se depara com uma grande oportunidade para aquecer as vendas, aumentar o faturamento e renovar o estoque da loja. Para tanto, é importante apostar em uma estratégia convidativa, capaz de encantar o cliente.



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