Compliance e tecnologia: qual a relação entre elas?

Veja como os benefícios do compliance são refletidos em todos os setores empresariais.

19-04-2019

.

O termo
compliance faz referência ao verbo 'to comply', que em inglês significa cumprir ou obedecer. Cada vez mais, empresas fazem uso da expressão para denominar medidas que contribuem para a adequação do negócio às suas obrigações legais.

Em 2016, cerca de 65% das empresas já afirmavam ter um programa estruturado de monitoramento. Ao longo dos anos e com o avanço das ferramentas de gestão, ficou ainda mais fácil controlar processos empresariais — o que estreitou a relação entre compliance e tecnologia.

Tendo em vista a importância da idoneidade empresarial para o crescimento da instituição no mercado, elencamos alguns esclarecimentos sobre a contribuição da tecnologia para as ações de compliance. Confira!

Qual é a relação entre compliance e tecnologia?

O avanço da tecnologia trouxe consigo uma grande facilidade no que se refere ao gerenciamento, registro e controle de informações. Por meio de sistemas e softwares inteligentes, tornou-se cada vez mais fácil administrar qualquer atividade dentro da empresa.

Diante desse contexto, soluções tecnológicas passaram a integrar a estrutura de compliance nas instituições. Isso contribuiu para o aumento do controle sobre processos empresariais e para o monitoramento do desempenho em todos os setores.

Qual é a importância de investir em tecnologia?

O investimento em uma solução tecnológica permite que a empresa tenha um grande domínio sobre informações relacionadas ao setor produtivo. A fiscalização das atividades, por sua vez, previne qualquer desvio de função ou fraude na organização.

Alcançando o compliance por meio desse rígido controle, é possível identificar e reparar ações ilegais relacionadas à administração, evitando qualquer sanção administrativa ou multa em decorrência do ato.

Quais são os benefícios do investimento em tecnologia?

Controle do fluxo de informações

A consolidação de uma estrutura tecnológica garante a integralidade do fluxo de informações na instituição. Isso, sem dúvida, viabiliza uma comunicação efetiva entre os setores e a chefia.

Podendo contar com uma comunicação sólida, por sua vez, a empresa consegue coibir desvios e identificar ilegalidades. Nesse sentido, contar com a equipe de TI é indispensável para elaborar ações de monitoramento e segurança de dados.

Levantamento de dados concretos

Com a implementação de uma solução tecnológica adequada, é possível coletar informações de maneira ágil. Dessa forma, a administração é capaz de tomar decisões mais embasadas, além de adotar uma medida estratégica para gerir a empresa com regularidade.

A automatização dos processos, por exemplo, permite cruzar dados sobre os setores com maior facilidade. Como consequência, você pode avaliar a gestão da empresa de maneira mais ampla.

Facilidade na auditoria

Quando obtemos informações precisas, torna-se mais fácil o processo de análise da eficiência das atividades desenvolvidas. O investimento em tecnologia, portanto, também viabiliza a avaliação da efetividade do planejamento estratégico.

Por meio de dados gerados, você pode identificar se uma ação foi implementada com eficácia e, caso não tenha sido, qual foi o motivo.

Reconhecimento de riscos

A relação entre compliance e tecnologia também reside no reconhecimento de riscos. A implementação de uma ferramenta adequada permite reconhecer fatores prejudiciais ao futuro da instituição. Assim, será possível trabalhar para revertê-los.

As organizações têm notado a importância de zelar pela idoneidade a fim de conquistar a credibilidade do mercado consumidor. Nesse sentido, a relação estabelecida entre compliance e tecnologia é cada vez mais próxima.

Para garantir o cumprimento das normas por parte da organização, é indispensável investir em soluções inteligentes, que permitam ao gestor ter controle das informações.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Os aplicativos mais baixados de 2019

Notícias e Atualidades

Programa Avançar promoverá evento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo em Florianópolis

Desenvolvimento

Redes Sociais, Inovação e Empreendedorismo na Era Digital

Desenvolvimento

O impacto da tecnologia nos negócios

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR