Como contratar os funcionários certos

Veja como contratar e investir nos profissionais certos

18-10-2016

como-contratar-os-funcionarios-certos-noticiasFoto: Shutterstock

Contratar funcionários é parte da rotina de toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Mas para alcançar o sucesso, você precisa investir nos profissionais certos. Talvez essa não seja uma necessidade latente para você neste momento, mas a verdade é que investir nas pessoas certas pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, desde profissionais mais motivados até uma melhor reputação para a empresa.

Contudo, muitos empreendedores sofrem para atrair esse tipo de funcionário. Bons profissionais estão espalhados por todos os cantos e reuni-los em torno da sua vaga pode ser uma tarefa complicada. Para fazer isso, o primeiro passo é investir em uma boa propaganda. Como empresário você deve saber que o clichê 'a propaganda é a alma do negócio' é totalmente verdadeiro. Mas não pense que isso se aplica apenas aos clientes.

Antes de começar a escrever um anúncio de vaga, comprometa-se a descrever a situação com o máximo de precisão possível. Destaque as tarefas mais atraentes do cargo, mas não deixe de fora as menos interessantes. Um bom anúncio deve dizer ao candidato o que esperar do trabalho, seja a curto ou longo prazo. Dedique-se também a incluir uma média salarial, ainda que você se sinta tentado a esconder esse valor. Lembre-se de que esse tipo de informação chama a atenção dos profissionais.

Uma vez que seu anúncio está pronto e publicado, é hora de selecionar os profissionais adequados à sua empresa. Confira a seguir três passos que vão ajudá-lo a identificar o melhor profissional para sua organização:

1. Cultura da companhia
Se você quer atrair os funcionários mais brilhantes, precisa dar a eles motivação para escolherem sua companhia. A melhor maneira de fazer isso é estabelecer uma cultura de trabalho incentivadora, com algumas vantagens para os seus funcionários. Ofereça benefícios como horários flexíveis ou oportunidades de desenvolvimento profissional. Embora pareçam pequenas, essas iniciativas podem significar muito na escolha de um candidato.

2. Ambiente de trabalho
Ofereça um espaço limpo, seguro e atraente para que seus colaboradores se sintam motivados. Você não precisa contratar um designer para reformular todo o ambiente, basta que ofereça condições dignas de trabalho, uma decoração neutra e agradável e luz natural.

3. Entrevista
Uma boa dica na hora de selecionar os currículos que serão convidados para uma entrevista é verificar a seção de empregos anteriores: dê preferência aos candidatos que não pulam de um emprego para outro. Use esse momento para conhecer os objetivos e aspirações do seu candidato. Pergunte sobre as perspectivas de carreira e como eles imaginam estar dentro de cinco anos. Isso vai ajudar a perceber se o candidato tem a intenção de se manter muito tempo em uma mesma empresa. Prefira questões abertas, que permitem ao profissional falar e revelar sua personalidade a você.

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