Como abrir uma filial em 4 passos

Quais as precauções e medidas que devem ser observadas e tomadas antes de expandir seu negócio

07-08-2019

Como abrir uma filial em 4 passos
Foto: Envato Elements


Para as empresas que desejam expandir suas operações, as filiais são uma ótima opção – e podem aumentar tanto as fronteiras dos negócios como os resultados. Esse modelo também envolve riscos, uma vez que são implementações complexas e envolvem variáveis de alta flutuação.

Abrir filiais envolve a criação de novas frentes associadas a um negócio original: a matriz. Diferente de uma franquia, a filial continua mantendo ligação direta com a empresa ao invés de negociar parte de suas operações – como a marca, identidade visual e outros padrões.

Confira quatro passos importantes para abrir uma filial e trazer, com isso, bons resultados para o seu negócio.

Identifique a demanda

A primeira ação está ligada à própria origem e necessidade da filial. Qual a motivação por trás do processo? A resposta mais correta deve ser aquela que leve em conta a existência de um público-alvo, uma demanda que não é abarcada pela operação inicial e que pode ser atingida com a nova frente.

Tente definir de que maneira esse público da filial é diferente do público da matriz. Os pontos de convergência são importantes, mas as características que marcam e destacam cada um têm ainda mais valor. Não deixe de levar em conta fatores como concorrência, mercado regional, fornecedores e parceiros.

Prepare o seu pessoal

Grande parte da responsabilidade da execução da filial está na sua equipe. A definição de um time de talentos para ajudar na construção e manutenção da filial é extremamente importante. 

Portanto, não poupe esforços ao elencar os colaboradores para a missão. Da mesma forma, dedique tempo e recursos para o treinamento adequado dos funcionários para lidar com a nova situação.

Defina e aplique uma estratégia

Uma filial sem planejamento estratégico já começa com grandes chances de não vingar. Entenda todos os riscos envolvidos e elabore um plano detalhado do dia a dia nas futuras operações.

Envolva o líder ou líderes que escolher para o projeto em cada etapa de sua idealização e execução.

Mantenha os valores e características

Este passo é indispensável. Uma filial com gerenciamento falho invariavelmente levará à descaracterização da marca e dos valores de sua companhia.

Transmita aos colaboradores e reflita no planejamento a necessidade da manutenção de certos padrões de qualidade e gestão na filial, espelhando-se na matriz.


Leia também: Quer aumentar suas vendas? Aqui estão 10 atitudes que poderão ajudar

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

8 hábitos para o empreendedor que deseja se reinventar

Notícias e Atualidades

Como fazer uma entrevista de emprego sem cometer erros

Desenvolvimento

Os novos empreendedores digitais com Romero Rodrigues Herman Kazah e Gustavo Arjones

Desenvolvimento

Como fazer um IPO de sucesso

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR