Cardápio da padaria: 5 dicas para acertar na escolha

Caprichar no design pode melhorar a imagem do comércio.

03-05-2019

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Um bom cardápio na padaria pode melhorar a primeira impressão do consumidor, além de despertar o seu desejo para os pães, doces e salgados. Também é uma boa maneira de apresentar opções exclusivas, como kits para uma data especial, alimentos servidos em conjunto para um bom café da manhã, bebidas, entre outros que podem contribuir para a
satisfação do cliente.

O cardápio também facilita o atendimento, evitando que o funcionário precise explicar item por item para que o consumidor decida o que comprar. Se houver uma fila, isso tende a ser frustrante para os demais, que terão de aguardar.

Para ajudar você a montar um bom menu, selecionamos algumas dicas úteis. Não deixe de conferir!

1. Escolher um bom design

O cardápio da padaria precisa ter um bom design, feito por um profissional da área que entenda o mercado alimentício e os elementos que geram maior apelo com o público, como cores e símbolos.

Também é indicado que ele esteja alinhado com a identidade visual da própria padaria, contendo logo, slogan e outros itens relacionados, ajudando a reforçar a marca na mente do público.

Outra dica é usar termos que remetam ao paladar e ao olfato, de modo a reforçar a sensação que o alimento pode gerar e, dessa maneira, apontar uma possível experiência positiva do consumidor ao saboreá-lo.

Lembre-se que um bom design não só contribui para elevar o desejo do cliente pelo produto, como passa uma imagem positiva da padaria.

2. Categorizar os produtos

É importante organizar os produtos em categorias, ou seja, dividi-los em regiões do menu em que estejam próximos a itens semelhantes.

Por exemplo, uma coluna ou página para tipos de pães, outra para doces e uma terceira para bebidas que, por sua vez, pode ser dividida em quentes e frias.

Também há a área de salgados, de kits ou alimentos servidos em conjunto, de sanduíches e assim por diante.

3. Destacar o produto diferenciado

Fique atento àquele alimento de maior apelo junto ao público, isto é, que vende mais. Ele precisa de um destaque, para que seja facilmente encontrado pelo consumidor.

Também ressalte produtos exclusivos da sua padaria ou que geram maior retorno financeiro, a fim de impulsionar a venda.

4. Usar uma imagem bonita e condizente com o alimento

Utilizar uma imagem do produto ao lado de suas informações ajuda a despertar a curiosidade. Lembre-se apenas de incluir uma foto real, para que o cliente não se sinta enganado ao receber um item muito diferente do apresentado.

Lembre-se de contratar um fotógrafo profissional. Assim, além de condizente com a realidade, a foto ainda ficará atrativa.

Isso é essencial, pois uma imagem inadequada tem grande chance de afastar o cliente em vez de atraí-lo. Além do mais, o cardápio ficará por um bom tempo na padaria, então é bom caprichar em cada foto.

5. Experimentar vários modelos de cardápio de padaria

Você pode montar mais de um modelo de cardápio para a padaria a fim de analisar qual deles ajuda o cliente a se informar melhor e ainda desperta o seu desejo. Para isso, faça uma espécie de teste A/B.

É possível experimentar cada um por alguns dias enquanto observa as reações do consumidor para, enfim, escolher a opção ideal. Monte ainda uma versão virtual, para disponibilizar no site, blog ou rede social do negócio. Isso poderá atrair o internauta até o seu estabelecimento.

Vale destacar que um bom cardápio da padaria deve ser prático, portanto, evite um modelo muito grande e de difícil manuseio. Lembre-se de usar um material que não suje facilmente, já que ele poderá ser consultado enquanto se come ou se bebe algo.

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