Entenda por que é necessário investir em Business Intelligence

BI contribui para redução de custos e aumento da competitividade, elementos essenciais para as organizações.

06-03-2019
.

Focar em Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócio, é uma estratégia que pode otimizar a operação de uma empresa no mercado corporativo. Uma tecnologia BI é capaz de contribuir para a melhoria do seu modelo de negócio graças às informações coletadas por meio de suas funcionalidades.

Quer saber como isso é possível? Continue lendo e confira o que preparamos sobre Business Intelligence!

O que é Business Intelligence?

O conceito de BI está relacionado à conversão de dados brutos em informações essenciais para a organização, isto é, que podem ser usadas estrategicamente.

Uma solução de BI coleta, estrutura e analisa informações provenientes de um grande volume de dados, produzido no ambiente empresarial. Dessa forma, ela entrega parâmetros, indicadores ou outro resultado útil para que o gestor tome sua decisão.

Qual é a sua principal função?

Como mencionado, BI coleta, organiza e interpreta dados de uma fonte empresarial. Além disso, também consegue verificar uma fonte externa, como notícias, redes sociais e indicadores econômicos.

O objetivo é gerar informações que ajudam a checar problemas, servem de suporte para escolhas ou até mesmo apontam para uma oportunidade de negócio. Basicamente, ela interpreta dados para transformá-los em informações relevantes.

Quais são os motivos para investir nele?

Se você tem dúvida sobre por que investir em BI, veja adiante alguns motivos que podem ajudar nessa decisão!

Controle de risco

Uma solução de BI fornece dados qualitativos para que a empresa tome uma decisão, diminuindo o risco relacionado a erros. Também é possível obter um conteúdo que propicie um bom planejamento e controle organizacional, a fim de evitar uma ação malcalculada ou equívoco na hora de investir um recurso.

Redução de custo

Com dados mais precisos, e igualmente úteis, a gestão de recursos é otimizada. Afinal, o gestor terá informações relevantes para embasar sua decisão — em especial se ela envolver direcionamento de recurso financeiro, de pessoal e de tempo. Como consequência, poderá reduzir o custo organizacional.

Aumento da competitividade

Uma solução de BI pode monitorar o mercado na procura de uma oportunidade de negócio. É possível analisar os dados gerados para checar o que o consumidor procura, ou até mesmo encontrar um novo nicho.

Além do mais, dá para detectar uma demanda não atendida pela concorrência. Quando a empresa passar a supri-la, ela poderá se tornar um diferencial competitivo.

Gestão estratégica

Graças às vantagens apontadas anteriormente, a empresa terá como desenvolver uma estratégia para o seu crescimento com base em informações relevantes. Em suma, você poderá realizar uma gestão estratégica ao considerar os dados qualitativos gerados pela solução de BI. A escolha do rumo no mercado tende a ser mais acertada.

O uso de uma ferramenta de Business Intelligence pode promover o aprimoramento do processo de gestão, tornando-o mais eficiente. É capaz ainda de colaborar para o negócio se expandir não só em seu segmento, como também em outros, por meio de oportunidades detectadas.

Aproveite agora para conferir o Índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio (IC-PMN) e veja como está a percepção do pequeno e médio empresário sobre esse importante segmento brasileiro!



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Ambiente de trabalho e horários flexíveis são fator de escolha para 83% dos profissionais

Notícias e Atualidades

Cardápio da padaria: 5 dicas para acertar na escolha

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR