Brasil sobe 16 posições em ranking de ambiente de negócios

País passou da 125ª para a 109ª colocação em pesquisa do Banco Mundial

22-05-2019

Brasil ranking ambiente de negócios
Foto: Pixabay

O Brasil avançou 16 posições no ranking Doing Business, publicado anualmente pelo Banco Mundial. Na edição de 2019, o país passou do 125º para o 109º lugar na avaliação sobre o ambiente de negócios. O estudo mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias e cidades selecionadas pelo Banco Mundial nos níveis subnacional e regional.

Segundo a avaliação, o Brasil registrou “um número recorde de reformas no ambiente de negócios, ajudando a criar empregos, atrair investimentos e tornar a economia mais competitiva”. Além disso, o país foi o que realizou mais reformas entre todas as economias da América Latina e Caribe no ano passado, de acordo com a publicação.

Uma das reformas destacadas foi a introdução de certificados de origem digitais no Rio de Janeiro e em São Paulo, as duas cidades brasileiras avaliadas pelo Doing Business. A medida ajudou a reduzir pela metade o tempo necessário para a importação, uma vez que agilizou o cumprimento das exigências documentais.

“O Brasil deixou claro o seu compromisso de melhorar o ambiente de negócios para as pequenas e médias empresas. Esforços contínuos e sustentados nesse sentido ajudarão o Brasil a eliminar obstáculos ao empreendedorismo e à iniciativa privada, fatores essenciais para a redução da pobreza e o aumento da prosperidade”, afirmou Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil, em comunicado.

A instituição também destacou a reforma realizada no país para facilitar o acesso ao crédito. De acordo com o relatório, as informações de crédito foram aprimoradas por meio do registro de crédito público e das agências de crédito privadas. A melhoria garantiu que o país atingisse a pontuação máxima de 8 pontos em um item que avalia as normas e práticas que afetam a cobertura, abrangência e acessibilidade das informações sobre o crédito.

Comércio exterior

A pesquisa também avalia economias e cidades em relação ao comércio internacional. No indicador, o Brasil obteve um crescimento de 33 posições – indo da 139ª para a 106ª colocação.

A ideia de internacionalizar seus negócios parece interessante? Confira 5 estratégias de internacionalização e se inspire.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Por que você precisa começar a usar o Santander Trade agora

Notícias e Atualidades

Conheça os 5 países que mais importam do Brasil

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR