Como aumentar a rentabilidade das empresas?

É preciso administrar o lucro e os custos das organizações.

09-04-2019

.

Não importa se você possui um pequeno negócio buscando seu lugar no mercado ou se você faz parte de uma grande organização: aumentar a rentabilidade é um objetivo comum a todo empresário ou gestor.

Porém, promover um crescimento sustentável envolve diversos fatores, e nem sempre é possível fechar o ano batendo a previsão de lucro. A situação política, o cenário financeiro e a flutuação do mercado influenciam direta e indiretamente a lucratividade de uma empresa.

Se há condições que fogem do controle do gestor, é necessário desenvolver uma estratégia que seja capaz de driblar qualquer adversidade, aumentando a rentabilidade de forma honesta.

Confira a seguir algumas táticas que podem ser implementadas no planejamento da empresa para incrementar os lucros!

Avaliar o mercado

Conhecer seu público-alvo e estudar a dinâmica do mercado é o primeiro passo para aumentar a rentabilidade. Além disso, é importante observar a concorrência, avaliar continuamente o fornecedor e se manter bem-informado sobre os melhores canais de venda e as tendências do setor.

Acompanhar o fluxo de caixa

O monitoramento detalhado do fluxo de caixa é uma das maiores responsabilidades do gestor. Estude os dados referentes ao número de vendas, porcentagem de lucro, valor do capital reinvestido e previsão de rentabilidade. Isso pode oferecer informações valiosas sobre o desempenho financeiro da empresa, e indicar necessidade de mudança em algum processo.

O Santander oferece palestras com o tema “Otimizando a Gestão do Fluxo de Caixa” em todo o Brasil. Para participar, basta encaminhar um e-mail para a caixa jurídica do Avançar e conhecer as datas disponíveis.

Identificar gastos desnecessários

Em alguns casos, vender mais parece ser a única saída para fechar o mês com lucro, mas existe uma outra possibilidade que deve ser explorada: fazer uma gestão adequada dos gastos. Diminuir o custo no processo de produção e distribuição, na aquisição de matéria-prima e na manutenção do negócio pode ser a chave para ter um lucro maior.

Negociar preço com o fornecedor

Investir na negociação de preço deve ser uma constante na vida do gestor. Afinal, a flutuação do mercado permite fechar acordo com uma condição melhor de pagamento e barganhar o valor pago ao fornecedor habitual. Buscar um novo parceiro para a aquisição de insumo também é uma estratégia importante para elevar a rentabilidade da empresa.

Aumentar o mix de produtos e serviços

Outra maneira de aumentar o faturamento é investir em uma nova mercadoria ou um novo serviço para atrair o consumidor. Lançar itens com frequência costuma movimentar as vendas. Tenha apenas o cuidado de planejar com calma essa expansão: a nova mercadoria deve ser coerente com o restante da linha e com os valores do negócio.

Motivar a equipe para elevar a produtividade

Criar uma estratégia eficiente para motivar o colaborador é a maneira ideal de conquistar produtividade de maneira natural. Um funcionário motivado produz mais e com maior qualidade, e isso se reflete em ganho para a equipe e para a organização. Além disso, é fundamental investir na qualificação e treinamento do time, a fim de melhorar o desempenho da empresa no mercado.

Aumentar a rentabilidade é um objetivo constante, mas é fundamental revisar a estratégia de crescimento com frequência e fazer qualquer mudança necessária para promover o desenvolvimento da marca. Mesmo se o negócio parece ter atingido o ponto de saturação, quando não é possível lucrar mais, ainda existe espaço para obter um resultado melhor.

Além disso, é importante buscar uma solução diferenciada para cada problema de gestão. O Santander oferece ferramentas valiosas para empresários e empreendedores, como a parceria com a Preço Certo: uma técnica eficiente para calcular o preço de seu produto ou serviço e aumentar seu lucro!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Após três anos, Brasil volta a gerar mais empregos que demissões

Desenvolvimento

A Dry Wash e o Legado da Sustentabilidade

Desenvolvimento

Financiando o crescimento

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR