Ok Google: assistente por voz pode auxiliar pequenas empresas

Busca por voz tem ganhado cada vez mais adeptos.

05-04-2019

.

O uso do assistente por voz para realizar pesquisas parece realmente ter caído no gosto do usuário. Em 2016, o CEO da Google anunciou que
20% das pesquisas feitas no celular já eram realizadas por voz, e o mercado espera que esse número continue crescendo.

A tendência do assistente por voz é tão relevante que a própria Google está tomando iniciativas para aproximar a pesquisa por voz da realidade dos negócios. Continue lendo para entender como o assistente por voz pode ser um grande aliado da pequena empresa!

O crescimento dos assistentes por voz

Em 2013, aconteceu a primeira revolução no algoritmo do Google que permitiu o uso eficiente do assistente por voz. Naquela época, uma atualização chamada de Hummingbird permitiu que o Google não apenas entendesse a palavra ditada, mas que fizesse também uma interpretação da intenção por trás da pesquisa.

Essa melhoria, somada ao uso crescente do smartphone como principal dispositivo de acesso à internet, fez com que a pesquisa por voz ganhasse muitos adeptos. Há quem diga que esse tipo de pesquisa será responsável por 50% do total de buscas até 2020.

Como o Ok Google pode auxiliar a pequena empresa

Um fato importante sobre a pesquisa por voz é que ela é bastante utilizada para procurar negócios locais. A busca do tipo “quais são as academias perto de mim” está entre as preferidas dos usuários do Ok Google.

Inclusive, a tendência mostra que a busca por voz é três vezes mais provável de ser realizada localmente. Isso significa que esse tipo de busca pode ser uma grande arma para o pequeno negócio.

Não foi por acaso que a Google selecionou esse tema para ser o foco de uma das turmas do seu programa de apoio a startups. Na Turma #4 do Google Residency, foram selecionadas 10 startups que atuam na área de assistência por voz.

Durante 6 meses, elas terão acesso a um programa de suporte dos parceiros globais da Google. Segundo a empresa, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários do Google Assistente, e espera-se que a tecnologia continue a crescer por aqui.

As perspectivas para o futuro dessa tecnologia

As soluções propostas por essas startups utilizam o assistente por voz de diversas maneiras. Por exemplo, uma delas propõe o uso do assistente para ajudar a pequena empresa a melhorar sua presença nas redes sociais.

Outras planejam transformar postagens e até livros em áudio, ajudando a organização a facilitar o acesso a conteúdos relevantes para quem tem pouco tempo para leitura. Há, ainda, propostas ligadas ao uso de chatbots, que buscam tornar essa ferramenta mais acessível para o pequeno negócio.

Uma perspectiva importante é o crescimento do uso da IA pelo assistente de voz. Cada vez mais inteligente, ele deve ficar ainda mais efetivo para a realização de pesquisa e de outras atividades rotineiras.

Não apenas o Ok Google, mas também os assistentes pessoais, como Siri e Alexa, já fazem parte da vida do consumidor. Sua companhia está preparada para a era dos assistentes por voz?

Quer conhecer outra ferramenta da Google que ajuda muito na hora de aumentar a presença da sua empresa no mundo digital? Descubra agora o que o Maps e o Google Meu Negócio podem fazer por você!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Escritórios abertos: os cuidados para criar um espaço de trabalho moderno

Notícias e Atualidades

Os erros mais comuns na hora de investir em uma franquia

Desenvolvimento

O poder da inovação

Desenvolvimento

Como Inovar Em Modelos de Negócios

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR