Aplicativos de entrega: passo a passo para o seu restaurante

Aprenda a trabalhar com iFood, UberEats e Rappi

29-05-2019

Aplicativos de entrega
Foto: Envato Elements

O atendimento aos clientes que querem fazer um pedido de entrega em um restaurante não está mais restrito a um telefone e um entregador. Em busca de comodidade, muitos consumidores preferem fazer os pedidos de delivery pela internet, em sites ou aplicativos populares como iFood, UberEats e Rappi. Sendo assim, o restaurante que quer atrair novos clientes e ter uma oferta de atendimento diversificada deve saber trabalhar com essas plataformas.

Confira a seguir informações sobre o cadastro nos aplicativos iFood, UberEats e Rappi e prepare o seu restaurante para as entregas.

iFood

Requisitos

Para se cadastrar no iFood, é preciso ter um CNPJ e um computador com Windows e internet no local de trabalho para receber os pedidos online.

Para estabelecimentos que optarem pelo plano Básico, também é necessário ter um entregador próprio para realizar as entregas dos pedidos.

Opções de planos

O iFood possui dois planos: o Básico e o Entrega. Os dois oferecem mensalidade grátis nos três primeiros meses.

No plano Básico (sem entregador), a mensalidade é de R$ 100 para restaurantes que venderem mais de R$ 1,8 mil por mês. A taxa é de 12% sobre o valor de cada pedido. Os pedidos com pagamento online têm desconto de 3,5% referente à taxa de transação cobrada pelos cartões.

No plano Entrega (com entregador), a mensalidade é de R$ 130. A taxa sobre o valor de cada pedido é de 25% nos três primeiros meses e de 27% nos demais. Caso o pedido seja pago pelo aplicativo, um adicional de 3,5% também é cobrado.

O contrato é sem fidelidade e/ou exclusividade e pode ser cancelado a qualquer momento.

Pagamento

Todos os pedidos com pagamento online realizados no iFood são pagos ao restaurante por transferência bancária em até 30 dias. O aplicativo também disponibiliza a opção de recebimento em até 7 dias, mediante pagamento de uma taxa de 2,5% sobre o valor da transferência.

Cadastro

Ao clicar em “Quero fazer parte”, o restaurante inicia o cadastro e assina um contrato digital. Depois, é possível configurar outras informações, como formas de pagamento aceitas, horários de funcionamento e itens do cardápio. Esses dados ficarão disponíveis para os clientes no aplicativo.

Mais informações

restaurante.ifood.com.br

UberEats

O primeiro passo para se inscrever no UberEats é preencher um formulário de interesse. As informações solicitadas são: localização, nome do restaurante, CEP do local principal, contatos do responsável, número de locais, tipo de culinária, estimativa semanal de pedidos e se a equipe do restaurante realiza entregas ou não.

Depois disso, um membro da equipe do UberEats entra em contato para falar sobre o estabelecimento e entender como a parceria pode ser uma boa opção para ambos.

A área de entrega varia de cidade para cidade e depende da área de abrangência dos entregadores e da localização do cliente. Durante o processo de cadastro, é possível definir a área mais adequada para cada restaurante.

Mais informações

about.ubereats.com/restaurants

Rappi

Para se cadastrar no Rappi, o restaurante deve entrar em contato com a área de parceiros através do e-mail sejaparceiro@rappi.com. Com o cadastro feito, o responsável pelo restaurante deverá baixar um aplicativo chamado RappiAliado.

Na etapa seguinte, o restaurante deve preencher os dados solicitados e ativar o estabelecimento. Depois disso, é possível inserir as informações referentes ao cardápio e escolher os pratos que o restaurante quer deixar ativos ou inativos.

Mais informações

rappi.com.br


Quer estruturar uma estratégia de vendas para alavancar suas receitas e garantir uma maior satisfação dos clientes? Participe do nosso curso online “Como aumentar e gerenciar suas vendas”.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Os erros mais comuns na hora de investir em uma franquia

Notícias e Atualidades

62% das empresas no mundo estão em escritórios flexíveis

Desenvolvimento

Boas práticas de merchandising

Desenvolvimento

Exemplos práticos de segmentação em vendas

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR