Adultos são tão capazes de adquirir fluência em um idioma quanto crianças

Pesquisa feita nos Estados Unidos traz uma boa notícia para quem quer aprender uma nova língua

04-06-2019

Adultos são tão capazes de adquirir fluência em um idioma quanto crianças
Foto: Envato Elements

Aprender um idioma durante a infância é uma maneira eficaz e rápida de adquirir fluência em uma segunda língua. Mas há uma boa notícia para aqueles que não tiveram essa oportunidade nos primeiros anos de vida e agora pensam em estudar. Uma pesquisa elaborada por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), do Boston College e da Universidade de Harvard mostra que adultos são tão capazes de adquirir fluência em um idioma novo quanto crianças.

O estudo avaliou mais de 669 mil falantes nativos e não nativos de inglês e coletou dados de um questionário que forneceram novos insights sobre como os seres humanos aprendem a linguagem e qual o efeito da idade nesse processo.

A equipe descobriu que, se um indivíduo começar a aprender um idioma antes dos 18 anos, a probabilidade de obter um domínio nativo da gramática do idioma é muito maior do que nos anos posteriores. A descoberta é uma surpresa, uma vez que a idade “limite” é muito mais alta do que se imaginava anteriormente.

A percepção mais surpreendente, no entanto, é em relação ao aprendizado de idiomas em geral. O estudo concluiu que adultos de qualquer idade podem obter ótimos resultados em um novo idioma – e quase tão rapidamente quanto crianças. A pesquisa evidencia a vantagem estatística de começar seu aprendizado mais cedo, mas, em uma análise mais aprofundada, diversos alunos que começaram a aprender inglês após os 20 anos superaram muitos falantes nativos da língua.

Uma possível explicação para a diferença entre o aprendizado de uma criança para o de um adulto, segundo a pesquisa, é a entrada na força de trabalho ou na vida acadêmica. Isso porque, com mais tarefas e obrigações, o tempo livre para praticar as habilidades de linguagem fica mais restrito.

Ficou com vontade de estudar uma nova língua? Confira a nossa seleção de cursos online gratuitos. 

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Startups que estão criando o novo jornalismo

Notícias e Atualidades

Conheça os 5 países que mais importam do Brasil

Desenvolvimento

Construindo um sonho do zero com Salim Mattar e Pedro Passos

Desenvolvimento

Uma loja de brinquedos que vende felicidade

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR