Busca
Agronegócio Sustentabilidade

3 fatos preocupantes sobre o meio ambiente para serem sempre lembrados



Falar sobre proteção do meio ambiente e conscientização são temas necessários e urgentes em todas as instâncias. Não seria diferente no seu ambiente de trabalho.

Trabalhar essa ideia no dia a dia de seu empreendimento é uma medida importante no cumprimento de seu papel de cidadão antenado com os problemas do mundo e, também, há chances de tornar-se um multiplicador dessas boas práticas – uma vez que sua equipe pode passar a reverberar esses ensinamentos em outros lugares.

Ainda assim, você acredita que falar sobre meio ambiente pode ser desnecessário? Pensando nisso, selecionamos 3 fatos preocupantes sobre o assunto que servem como alertas.

Fatos preocupantes sobre o meio ambiente

 

1. O clima está mudando

Já sei. Nos últimos dias, a temperatura e as condições do clima estão sendo o assunto da vez: no elevador, no ponto de ônibus, no café do trabalho. Não é apenas uma coincidência.

Estudos comprovam que, nos últimos anos, a temperatura média do planeta Terra está aumentando mais e mais. Esse é o tão falado aquecimento global.

Não pense que o globo terrestre simplesmente resolveu ficar mais quente. Nada disso. Essa mudança acontece pela concentração de gases de efeito estufa na atmosfera – acréscimo causado pela ação humana, com a emissão principalmente do dióxido de carbono (CO2).

A emissão desses gases está ligada ao desenvolvimento e crescimento industrial.

 

2. Espécies de animais estão em extinção

Quando falamos de um animal em extinção, ou seja, de uma espécie que simplesmente se esgota em número e desaparece do planeta, logo nos vem a mente a figura da atividade da caça.

Apesar de favorecer a extinção de espécies, os caçadores não são os únicos responsáveis pelo fim da existência de alguns animais.

Dentre esses outros fatores está, por exemplo, o consumo acelerado de recursos naturais pelos homens. As civilizações mais e mais retiram, assim, as condições de sobrevivências de um grande número de espécies, que são obrigadas a se adaptar ou, infelizmente, reduzir seus números até zero.

Acredite: a cada ano, novas espécies são extintas e outras integram a lista de animais em risco de extinção.

 

3. O fim das florestas

Apesar do grande número de parques nacionais e áreas de preservação ao redor do mundo, ainda é muito gritante a realidade do desmatamento.

A destruição da vegetação nativa tem como objetivos desde a urbanização, quanto a ampliação de agricultura e o comércio da madeira (muitas vezes, ilegal).

Devastar florestas é um exemplo drástico e moderno do esgotamento de recursos naturais de forma predatória, contribuindo, assim, para a emissão dos gases de efeito estufa – o que gera o aquecimento global.

Por outro lado, a derrubada de árvores constitui uma destruição de habitat de várias espécies – o que favorece a extinção.

 

Prevenção e conscientização

Para buscar soluções aos problemas do meio ambiente, o primeiro passo é saber da sua existência.

A informação é fundamental para uma futura prevenção. Faça sua parte, organize-se e promova a divulgação desse tipo de informação em seu ambiente de trabalho.

Faça sua parte na busca por um planeta melhor.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.