Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Sistema financeiro aberto: saiba tudo sobre Open Banking e Open Finance

Mais uma das novidades da Agenda BC# para os brasileiros, o sistema financeiro aberto visa trazer melhores condições a clientes e bancos, que poderão oferecer soluções personalizadas aos usuários.

Em poucas palavras, num sistema aberto, os dados da conta de um cliente, como informações cadastrais e histórico de transações, poderão ser compartilhados (apenas com o consentimento do usuário) de forma padronizada entre instituições financeiras participantes.

Sendo assim, visa trazer por meio da inovação uma concorrência mais justa, com eficiência e segurança para todos os envolvidos. Mas afinal, há diferenças entre Open Banking e Open Finance? Continue nesse artigo e veja com a gente:

  • O que é um sistema financeiro aberto?
  • Quem deve participar desse tipo de sistema?
  • Quais as vantagens
  • Quais as diferenças entre Open Banking e Open Finance?

O que é sistema financeiro aberto?

Recentemente, o Banco Central vem anunciando diversas novidades que permitem uma maior dinamização do sistema financeiro, como o Pix.

Nesse sentido, o sistema financeiro aberto surge como mais uma iniciativa, que faz parte da Agenda BC# na dimensão Competitividade e está em andamento na pauta de Inovações dos serviços financeiros brasileiros.  

Um dos objetivos principais do sistema é capacitar clientes a terem controle total sob seus dados financeiros e o poder de compartilhá-los com as instituições que escolherem.

Seu início se dará com o Open Banking, com bancos participantes e, posteriormente, com o Open Finance, visam abranger outros sistemas financeiros, como corretoras de seguros e fundos de previdência.

Quem deve participar

Num sistema financeiro aberto, como o Open Banking, instituições financeiras que funcionam sob algum tipo de regulação oficial do Banco Central poderão participar.

  • instituição financeira dos segmentos S1 e/ou S2;
  • demais instituições financeiras, como fintechs, autorizadas pelo Banco Central, podem participar de forma facultativa e voluntária.

 Além disso, como já comentamos, no Open Finance poderão participar outras entidades, tais como: fundos de previdência, corretoras de seguros e investimentos.

Quais as vantagens

São muitas as vantagens trazidas com um sistema financeiro aberto, tanto para clientes quanto para as instituições financeiras.

Para os clientes

  • Mais transparência, controle e autonomia do uso dos seus próprios dados financeiros;
  • Permissão rápida, simples e segura para compartilhamento dos seus dados com instituições financeiras as quais queira;
  • Oportunidade de recebimento de melhores ofertas e soluções adequadas ao seu perfil a partir disso, como melhores condições para tomada de linhas de crédito e etc.

Para as instituições financeiras

  • Acesso aos dados dos clientes das instituições concorrentes - com o consentimento e autorização dos mesmos;
  • Atração e prospecção de novos clientes;
  • Possibilidade de parcerias entre entidades através da plataforma padronizada do sistema financeiro aberto.

Quais as diferenças entre Open Banking e Open Finance?

Resumindo, podemos definir o Open Banking como um primeiro degrau do sistema financeiro aberto, com a participação dos bancos e fintechs. Já o Open Finance seria um degrau a mais, com a abertura para demais instituições, como corretoras. Confira abaixo em mais detalhes:

Open Banking

No Open Banking, clientes de produtos e serviços financeiros poderão compartilhar os dados da sua conta entre bancos autorizados pelo Banco Central.

Os dados que poderão ser compartilhados são aqueles cadastrais e mais informações sobre transferências, saldos e movimentações.

#Dica: Confira nosso artigo completo sobre Open Banking Brasil e saiba mais!

Open Finance

Como já comentamos, o Open Finance seria uma evolução do Open Banking. Seu intuito é abranger ainda mais setores financeiros, trazendo maior diversidade dentre as soluções e produtos que poderão ser ofertados aos clientes.

Sendo assim, as novas instituições financeiras do mercado, como plataformas de investimento e demais corretoras, também poderão ofertar seus produtos e serviços para os clientes que desejarem compartilhar seus dados.

Conheça o Programa Avançar   

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts, atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar e fique por dentro.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.