Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

ChatGPT: Tudo sobre a inteligência artificial que é sucesso em 2023

A inteligência artificial (IA) é uma das áreas de tecnologia mais empolgantes e avançadas da atualidade. Desde a criação do primeiro modelo de IA, houve um enorme progresso na capacidade desses sistemas de imitar e superar as habilidades humanas. O ChatGPT é um dos modelos de IA mais avançados disponíveis atualmente e é uma ferramenta valiosa para entender como a IA funciona e o que ela pode fazer.

Lançado no final de 2022, o ChatGPT se tornou uma sensação entre os fãs de tecnologia no início de 2023, deixando empresas como Google e Meta assustadas e a Microsoft interessada em investir no chatbot.

Neste artigo, te contamos tudo que você precisa saber sobre o ChatGPT, incluindo o que é, como funciona e porque tem muita gente realmente empolgada com a sua chegada.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de IA criado pela empresa OpenAI. Ele foi treinado com milhões de exemplos de conversas humanas, tornando-o capaz de responder a perguntas e conversar sobre uma ampla gama de tópicos. Ele tem uma grande quantidade de conhecimento enciclopédico, podendo responder a perguntas sobre fatos e informações gerais.

Uma das principais características do ChatGPT é a sua capacidade de compreender o contexto da conversa. Isso significa que ele pode responder de forma coerente a perguntas relacionadas ao assunto da conversa, em vez de apenas responder com informações básicas ou programadas. Isso é possível graças ao uso de redes neurais profundas, que permitem ao modelo aprender e se lembrar de informações relevantes para a conversa.

Outra característica interessante do ChatGPT é a sua capacidade de gerar respostas criativas e originais. Em vez de simplesmente escolher uma resposta pré-definida, o ChatGPT pode gerar respostas únicas baseadas nas informações que ele aprendeu durante o treinamento. Isso significa que ele pode responder a perguntas de forma mais natural e humana, em vez de parecer mecânico ou programado.

Além de ser uma ferramenta útil para entender como as inteligências artificiais funcionam, o ChatGPT também tem uma ampla gama de aplicações práticas. Ele pode ser usado como um assistente virtual para ajudar os usuários a encontrar informações ou realizar tarefas simples, como tirar dúvidas. Também pode ser usado como uma ferramenta para ajudar a criar conteúdo, como artigos, histórias e até mesmo letras de música, e tudo isso usando sua capacidade de gerar respostas criativas.

Por que o ChatGPT se tornou um fenômeno em 2023?

No início de 2023, a indústria da tecnologia se viu tendo que lidar com o sucesso viral do ChatGPT, que nada mais é que um tipo de IA existente há um bom tempo mas que se tornou, pela primeira vez, acessível para qualquer um que tiver interesse de usar.

Por conseguir responder a praticamente qualquer pergunta e por sua capacidade de criar textos complexos, o ChatGPT gerou desconforto em empresas e profissionais criativos, que passaram a encarar a IA como uma ameaça.

A Google, cujo serviço mais famoso e conhecido no mundo é o de buscas, correu para anunciar novidades, incluindo o lançamento de seu próprio chatbot.

Mas foi a Microsoft quem resolveu tirar proveito do sucesso do ChatGPT e investiu cerca de 10 bilhões na plataforma. Como resultado da parceria, a empresa já implementou o ChatGPT em seu mecanismo de busca, o Bing.

A indústria criativa, por sua vez, teve que encarar o futuro de suas profissões. Afinal, uma plataforma que consegue gerar todo tipo de texto com a qualidade de um humano mas absurdamente mais rápido, coloca em xeque a existência de artistas, criadores de conteúdo, escritores, cineastas, compositores, profissionais de marketing etc.

Segundo com o relatório “The Future of Jobs Report 2020” do Fórum Econômico Mundial, espera-se que a IA substitua 85 milhões de empregos em todo o mundo até 2025, e isso nunca ficou tão claro quanto agora.

Apesar do pânico, especialistas no assunto afirmam que não é tão assustador quanto parece. Na verdade, IAs como o ChatGPT podem servir à esses profissionais, tornando-se uma ferramenta de trabalho. Embora muito capaz, o ChatGPT não consegue replicar as complexidades sutis do criativo humano ou alcançar uma resposta 100% única e personalizada.

Isso significa que profissionais criativos continuarão sendo necessários e importantes, mas dominar modelos IA pode ser um diferencial hoje e amanhã.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT é baseado em um modelo de linguagem treinado pela OpenAI utilizando deep learning, mais especificamente, é baseado na arquitetura de transformers.

O funcionamento do modelo consiste na ingestão de grandes quantidades de texto, com o objetivo de aprender a relação entre a entrada de uma pergunta ou afirmação e a saída desejada, seja ela uma resposta ou uma continuação da frase. Durante o treinamento, o modelo é exposto a milhões de exemplos de texto e ajusta seus pesos internos para produzir a saída desejada dado uma entrada específica.

Quando o ChatGPT é utilizado, ele recebe uma entrada de texto do usuário e, com base em sua compreensão aprendida durante o treinamento, gera uma resposta ou continuação da frase. Isso é realizado por meio da previsão da próxima palavra ou frase a partir do contexto da entrada do usuário, utilizando a probabilidade das palavras e frases aprendidas durante o treinamento.

Em resumo, o ChatGPT é capaz de responder a perguntas e continuar frases com base no conhecimento aprendido a partir da análise de milhões de exemplos de texto.

Post ID: | Current Page ID: 5537

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.