Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Como receber novos funcionários com boas maneiras

                                  




Contratações são complicadas e exigem esforços de diversas frentes em uma empresa.

O momento da chegada de um novo membro na equipe pode ser fundamental para seu desenvolvimento com o passar do tempo. A frase é clichê, mas é bastante verdadeira: a primeira impressão é a que fica.

Mas qual a maneira adequada para receber esse reforço. Se é uma situação em que tanto a empresa quanto o funcionário precisam dessa ação, qual a melhor maneira de proceder?

Aqui reunimos algumas dicas para facilitar esse processo.

 

Dicas para receber funcionários

Apresente (de verdade) a equipe

Por mais absurda que essa afirmação possa parecer, ainda existem diversos locais de trabalho em que as pessoas não fazem a devida apresentação de novos membros e funcionários.

Uma situação completamente desagradável ao novato é chegar e trabalhar em um ambiente repleto de desconhecidos. Esse procedimento não precisa ser, necessariamente, um evento.

Basta uma breve passagem, um aperto de mão e troca de nomes e funções para que a pessoa sinta-se minimamente acolhida.

 

A figura do mentor

Nos mais diversos ambientes de produção, a figura do mentor é extremamente importante na transmissão de conhecimentos, acolhida e direcionamento do novo profissional.

Escolher uma pessoa na equipe para fornecer mentoria ao novato pode ser uma excelente medida que vai garantir a longevidade profissional e eficiência do novo membro.

É claro que essa ação implica em outro cuidado: é importante fazer uma boa escolha de mentor, pois esses ensinamentos tendem a ser solidificados no novo membro da equipe.

 

Valorize o ser humano ao receber novos funcionários

A chegada de mais gente na equipe pode representar um avanço na produtividade e no crescimento da empresa. Isso não significa que esses novos membros são apenas números.

O bom gestor e líder se interessa, verdadeiramente, na humanidade de sua equipe. Tente demonstrar essa aproximação de forma genuína. Certamente vai render bons frutos no relacionamento profissional.

 

Transforme essas ações em métodos

Uma empresa funciona melhor quando todas as suas ações são planejadas e embasadas em métodos de procedimentos.

Busque incluir esse comitê de boas vindas nessa relação, institucionalize essas boas ações para que se transformem, facilmente, em uma tradição do empreendimento.

 

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.