Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Amplie a atuação do marketing digital da sua empresa

Foto: Shutterstock

Conteúdo atualizado em 13/05/2020

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2018, 74,7% da população brasileira têm acesso à internet -- sendo que 98,1% realizam o acesso via celular. Os altos índices apontam que, cada vez mais, as pequenas e médias empresas precisam se preocupar com investimentos em estratégias digitais para estabelecer uma conexão com seu público-alvo.

Para a professora de marketing digital do Ibmec/MG, Grazielle Mendes, essa necessidade é ditada pelo comportamento do consumidor, que está cada vez mais digital, social e conectado. "É ele quem leva as empresas a adaptarem suas estratégias, desde a criação de novos canais de atuação e atendimento até novos tipos de promoção e ofertas", explica. Segundo Grazielle, o comportamento de consumo mudou para sempre e, no processo de decisão de compra, a internet é mais utilizada do que qualquer outro meio. "As empresas encaram uma nova e inevitável realidade: é preciso enxergar um único cliente e alcançá-lo onde estiver."

As tendências

Como acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias? Para a especialista, gerenciar de forma ágil as mudanças ligadas ao tema é o maior desafio das PMEs. Ela cita 3 tendências e comportamentos digitais que podem ser observados a partir de 2016:

1. Consumo colaborativo

Estudos apontam que as pessoas deixarão de comprar tantas coisas para usar itens compartilhados -- tendência que se mostra presente desde o surgimento de serviços como Uber e Airbnb. Já existem vários aplicativos que permitem a troca, aluguel e compartilhamento de produtos e serviços entre usuários.

2. Objetos conectados

A conectividade ultrapassou as barreiras dos aparelhos celulares e desktops e está presente em roupas, óculos, relógios e outros adereços. Isso mostra que o mercado de “internet das coisas” tende a crescer com cada vez mais intensidade.

3. Inteligência de dados

Os consumidores irão preferir marcas que saibam utilizar dados e informações, incluindo os dados sociais, para criar experiências mais ricas, personalizadas e que acelerem as interações.

Como fazer?

Quais são os canais que o seu consumidor mais acessa? Como ele busca, encontra e define o que comprar? Quais são os hábitos e comportamentos digitais dos públicos de interesse? De acordo com Grazielle, mapear a jornada do seu público-alvo é fundamental para se posicionar estrategicamente. A partir disso, ela aponta que é possível estruturar a atuação da sua empresa em 6 frentes. São elas:

1. Definição de métricas por canal e ativação dos perfis

Escolha os canais mais atraentes para o público da sua marca e defina as estratégias de atuação de acordo com a proposta de cada um. Estabeleça quais serão os indicadores de performance e conversão, principalmente, os relacionados aos objetivos.

2. Interação e atendimento

Institua o tempo de resposta e os fluxos de atendimento para que haja um diálogo permanente com o consumidor em diversos canais.

3. Geração de conteúdo por canal

Crie pautas de interesse e relevantes para o usuário, com definição de tom, linguagem e periodicidade.

4. Monitoramento da marca nas redes sociais

Faça o mapeamento das citações e principais temas de discussão envolvendo a marca e seus concorrentes.

5. Mídia e planejamento de campanhas

Lembre-se de que a grande vantagem de investir em mídia digital é a possibilidade de segmentação detalhada do público e a capacidade de mensuração dos resultados x investimento.

6. Geração de insights, atualização e aprendizados

Esteja sempre atento às mudanças comportamentais dos consumidores, às novas ferramentas e oportunidades que surgem. As novas tecnologias mudam com grande rapidez e é preciso estar sempre atualizado para acompanhar e se adaptar às mudanças.

Quer mais dicas para o seu negócio? O Programa Avançar disponibiliza webséries e podcasts exclusivos para ajudar o desenvolvimento do seu negócio. Cadastre-se em nosso portal e acesse todos os conteúdos.

Post ID: | Current Page ID: 5458

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.