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7 termos que todo dono de e-commerce deve conhecer

A área de e-commerce conta com um vocabulário único e, por isso, um dicionário financeiro pode ser de grande ajuda para quem deseja melhorar a administração do dinheiro. Vários termos utilizados na gestão financeira e contabilidade de empresas são pouco comuns para o dia a dia da maioria das pessoas, incluindo o empreendedor.

Entretanto, um líder empresarial que não entende o que se passa nas finanças pode acabar prejudicando seu próprio negócio. Cá entre nós, se a administração do dinheiro vai mal, de nada adianta acertar nos outros pontos da organização, não é mesmo?

Então, que tal conferir o significado de vários termos importantes que todo empreendedor do varejo deve conhecer? 

  • Capital de giro

Como o nome já diz, é o montante destinado para fazer o negócio 'girar', sendo empregado para comprar mercadoria, repor o estoque, conceder crédito ao consumidor, arcar com a despesa administrativa, entre outras funções. Ou seja, é a parte do capital empresarial utilizada para financiar os ativos que circulam.

Esse tipo de recurso costuma ser bastante utilizado nos primeiros meses de funcionamento de uma empresa, quando a carteira de clientes ainda está sendo formada e o foco está na divulgação. Portanto, compreender esse termo é importante para equilibrar o caixa e prevenir uma escassez financeira.

  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício é um dos relatórios contábeis mais importantes que o empreendedor deve acompanhar.

Ele é como um diagnóstico que avalia a situação real da empresa. Elaborado junto com o balanço patrimonial, o DRE descreve toda operação financeira realizada pela organização em determinado período (em um ano, por exemplo), apontando o resultado líquido: lucro ou prejuízo.

  • Faturamento

Em sua origem, o termo “faturar” está ligado à emissão de nota fiscal. Trata-se do valor que a empresa gerou somando todas as vendas realizadas em determinado período. O faturamento mensal, por exemplo, é a soma das vendas durante um mês.

Mas atenção: o faturamento conta inclusive todo valor comercializado a prazo, o que não significa que o montante faturado já entrou no caixa da organização. Entender isso é fundamental para não se atrapalhar nas contas.

  • Marketplace

Uma plataforma online que abriga, em sua infraestrutura, diversas empresas "menores", atuando como um verdadeiro shopping virtual. Quem possui um e-commerce próprio pode vender também dentro de um marketplace. 

  • Fluxo de caixa

É o controle de toda entrada e saída de dinheiro da empresa, isto é, qualquer receita e despesa. Normalmente, diz-se que o fluxo de caixa é o pulmão do negócio. Por isso, manter um controle detalhado desse ponto é crucial para garantir uma boa gestão financeira.

  • Lucro

Em palavras simples, lucro é o que sobra. O lucro de um mês, por exemplo, é o que resta do faturamento após descontar toda comissão, pagamento e imposto. Compreender o lucro é um passo necessário para avaliar a sustentabilidade financeira da operação, bem como a capacidade de reinvestimento e o potencial de sobrevivência do negócio.

  • Receita

A receita por período é a soma de todo pagamento realizado à vista e compensado pela empresa que teve origem na venda do produto ou serviço. Ela independe da forma de pagamento e representa o valor que, de fato, entrou no caixa.

Uma ótima forma de aprender mais sobre esses e outros termos do dicionário financeiro é fazer cursos online. A educação à distância oferece ao empreendedor a oportunidade de aprender conceitos fundamentais de forma rápida e prática, indo direto ao ponto. Conheça os cursos online gratuitos do Santander Negócios e Empresas e invista no seu aprimoramento como líder.

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