Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Melhores negócios para 2022: confira ideias promissoras

O ano de 2021 teve novo recorde de empresas abertas em um quadrimestre, alcançando a marca de 1,4 milhão de novos negócios. Segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, em 2022 não será diferente: o saldo positivo de empresas a mais em funcionamento continuará a crescer. 

Segundo a publicação, “[...] a atividade econômica que representou o maior fluxo de novos negócios foi a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 82.943 novas empresas abertas. Desse modo, houve um aumento de 11% em relação aos primeiros meses de 2021 e de 20,7% em relação ao 2º quadrimestre de 2020. Outros ramos que tiveram destaque foram os de promoção de vendas (67.888 abertas), cabeleireiros, manicure e pedicure (46.137 abertas) e obras de alvenaria (45.957 abertas).”

Mas serão as atividades acima as mesmas que representam as melhores ideias de negócios para 2022? 

Neste conteúdo, conheça 3 alternativas promissoras para empreender e dicas para facilitar sua decisão de negócio, confira. 

Segmentos em alta

O momento atual dá luz àquelas atividades com gastos iniciais acessíveis, muito por conta da necessidade da renda extra com retorno imediato. Hoje, apesar do dinheiro caro, é possível ganhar acima do salário-mínimo com investimentos baixos e alta flexibilidade para trabalhar de casa. Ótimos exemplos desta linha de pensamento, são: 

Beleza e estética

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpic), o mercado de beleza cresceu 567% nos últimos cinco anos e, continua em expansão como um dos 10 principais segmentos do varejo. A crescente acontece porque o consumidor além de ir ao salão de beleza convencional, passa a conhecer profissionais que entregam uma experiência mais prazerosa, atendimento diferenciado e especialização no serviço.

Nesse contexto, é possível investir em: 

  • Barbearia 
  • Esmalteria 
  • Design de sobrancelhas 
  • Design de cílios
  • Serviços de depilação 
  • Maquiagem profissional 

Mercado Digital 

A transformação digital já é realidade e ela veio para ficar! Atualmente, a internet é canal promissor para os negócios, pois facilita os processos de conquista de novos clientes, relacionamento e divulgação. 

Para se ter ideia, o Brasil é o terceiro país que mais fica online e apresenta 126,3 milhões de internautas. Por isso, as possibilidades para começar a investir no mundo digital são infinitas!  Veja:

E-commerce

De acordo com o relatório Webshoppers 40ª edição, publicado em 2019 pela Ebit | Nielsen, o país tem o maior faturamento do e-commerce na América Latina, tendo alcançado a cifra de R$ 133 bilhões em 2018. 

Com o faturamento, podemos perceber que está de fato estabelecido o comércio eletrônico como um terreno fértil para novos empreendimentos, que faz surgir um número elevado de concorrentes. Por isso, antes de criar um novo negócio é importante refletir sobre o que deseja fazer e onde quer chegar. Abaixo estão questões para esse exercício inicial.

  1. Qual nicho de mercado vou atuar? 
  2. Quais são e quantos são os meus concorrentes?
  3. Como posso me diferenciar da concorrência?
  4. Quem é o meu consumidor e onde ele está? 
  5. Qual a tecnologia ideal para atender o meu consumidor?
  6. Quais serão as formas de pagamento eletrônico?
  7. Como vou atender o cliente? 
  8. Como vou distribuir o meu produto ou prestar o serviço?

Infoprodutos

Outro potencial espaço para lucratividade na internet é a produção e distribuição de infoprodutos: conteúdo em formato digital confeccionado para educar, entreter e apoiar o público. 

Existem vários tipos, cada um com características e necessidades especificas, que precisam ser levadas em conta junto do perfil do público e os objetivos de negócio. Antes de selecionar o formato, é importante considerar os níveis de dificuldade para sua confecção, alguns produtos, por exemplo, demandam trabalho gráfico, planejamento de pauta e até equipamentos. São eles:

  • Ebooks
  • Podcasts
  • Videocast
  • Videoaulas 
  • Webinars
  • Cursos online 
  • Whitepaper 

Dica: Para decidir o negócio ideal, acesse a ferramenta Mapa de Empresas do Governo Federal em parceria com a Serpro, e consulte informações atualizadas sobre concorrência, clientes, análise de mercado e fornecedores por tipo de atividade econômica. Os painéis disponíveis fornecem dados sobre qual tipo de atividade está crescendo ou decaindo, com filtros para selecionar estado, município e muito mais. Acesse aqui.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Post ID: | Current Page ID: 5646

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.