Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empreendedorismo na pandemia: um GUIA COMPLETO para empreender em tempos de crise

empreendedora na pandemia

O empreendedorismo sempre foi uma das soluções em momentos históricos de instabilidade mundial. E não é à toa. Se formos conferir, muitas foram as empresas que surgiram em tempos de crise.

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus se iniciando no Brasil, tivemos o despertar de mais um momento de dificuldade econômica que gerou muitos desempregos e a fome. Como saída para novas possibilidades de renda, o empreendedorismo foi a alternativa escolhida por diversos brasileiros. E os números comprovam: em 2020, o Brasil teve o maior número de novos empreendedores de sua história, mais de 3,36 milhões empresas abertas.

Muitas pessoas decidiram investir num negócio próprio por subsistência ou renda extra, já que muitos também tiveram redução de trabalho e jornada. Neste conteúdo, vamos mostrar algumas das ideias e exemplos de empreendedorismo na pandemia. Confira com a gente:

  • Ideias de empreendedorismo na pandemia
  • Como empreender em tempos de crise
  • Como se capacitar para começar um novo negócio

Ideias de empreendedorismo na pandemia

Inovação é a chave. Ideias inovadoras sempre revolucionaram o mundo e, em momentos de crise, continuam trazendo soluções que beneficiam toda uma comunidade.

Durante a pandemia da Covid-19, estamos vendo o quanto as adversidades tem proporcionado a inovação em pequenas empresas. Principalmente no que se refere ao empreendedorismo digital, que vem proporcionando um maior aumento das vendas online e distribuição – já que muitas empresas foram obrigadas a se adaptar a essa nova realidade para manterem seus negócios funcionando.

Segundo pesquisas feitas pelo Sebrae, o investimento em canais digitais é uma tendência entre as micro e pequenas empresas que têm utilizado esses meios, como as redes sociais e aplicativos como plataformas de vendas. Entre os empresários pesquisados, 16% passaram a vender por meio de ferramentas digitais a partir do começo da pandemia no país.

A busca por soluções e alternativas para as mais diversas questões do dia a dia podem ser fonte de ideias de sucesso. Você já parou para pensar nos problemas que enfrentamos cotidianamente? Em momentos de crise, geralmente, as questões tendem a se multiplicar ainda mais, já que afeta o bolso de muitas famílias e diversos setores são impactados negativamente.

O empreendedorismo nasce assim, trazendo a resposta que precisamos para atender demandas do mercado com novas oportunidades. Trouxemos aqui um conjunto de ideias que podem estimular os negócios durante este período. Confira!

Consultoria Online

Se você é um profissional autônomo, seja das áreas da saúde, educação, psicologia, RH e/ou marketing digital, saiba que há muitas possibilidades para empreender com consultoria online.

Desde o início da quarentena da Covid-19, diversos empreendimentos dessa natureza surgiram e têm se tornado cada vez mais populares.

Delivery

É possível fazer da cozinha da sua casa o seu próprio restaurante! Se você tem dotes culinários, é possível investir na produção de marmitas e refeições para delivery. Só irá precisar investir nos produtos alimentícios. Hoje já é possível se cadastrar nos aplicativos de delivery mais utilizados do mercado e selecionar a opção de plano com entregador. Dessa forma, não é necessário pensar em custos com entrega ou criação de loja virtual própria, ficam todos por responsabilidade do aplicativo.

#Dica: veja o nosso post especial sobre como trabalhar com iFood, UberEats e Rappi ;)

Teleatendimento

A possibilidade do teleatendimento é uma realidade que pode ser considerada para inúmeros setores. A tecnologia hoje mais do que nunca já atua como aliada no setor de saúde e bem-estar e vem crescendo como tendência nesse cenário da pandemia. Portanto, é possível trabalhar com atendimento online para as mais diversas áreas e setores, como psicologia infantil, terapias em geral e até mesmo artes e educação física.

E-commerce e vendas online

Ter um e-commerce ou atuar em lojas virtuais é outra realidade que vem ganhando mercado com a revolução digital em diversos setores. A confiança dos brasileiros no processo de compras online tem sido uma constante. Ou seja, se você está pensando em desenvolver produtos próprios e quer montar a sua marca, vale a pena pensar em começar a vender pela internet.

Veja algumas ideias que podem ser comercializadas online:

  • artesanatos;
  • sapatos e roupas;
  • refeições e bebidas;
  • artigos de decoração e etc.

Como empreender em tempos de crise

Em tempos de crise, quem deseja empreender precisa realizar um bom planejamento e plano de negócios. Afinal, tempo e dinheiro não podem ser perdidos num cenário de instabilidade econômica. Por isso, vale se questionar alguns pontos principais antes de começar a investir no seu novo negócio:

  • quem seria o meu cliente?
  • quais seriam meus principais concorrentes?
  • qual a minha capacidade de produção? Tenho tempo disponível?
  • é necessário dispor de algum valor de investimento para compra de materiais, produtos ou equipamentos? Eu tenho esse valor em caixa?

Além disso, é necessário estar atento à comunicação e relacionamento com o cliente, principalmente agora, com a digitalização de muitos processos e uso constante das mídias sociais por parte de empresas e consumidores. É primordial estabelecer uma relação de confiança e fidelidade para que o seu negócio tenha sucesso a longo prazo em condições adversas proporcionadas num ambiente de crise.

Como se capacitar para começar um novo negócio

Dentro desse cenário, a capacitação e formação empreendedora são diferenciais para uma gestão inteligente do seu negócio. Pensando nisso, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos especializados e oportunidades para empreendedores: 

  • Cursos online gratuitos; 
  • Podcasts; 
  • Conteúdos exclusivos com as atualidades do mercado; 
  • Oportunidades de negócio e parcerias; 
  • Eventos. 

Se interessou? Para ter acesso a tudo isso é bem fácil, basta se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma 😉

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

  • conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;   
  • oportunidades de negócios e parcerias;   
  • atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional; 
  • te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.   

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.