Busca
Agronegócio Empreendedorismo

3 dicas para melhorar a gestão de uma loja de materiais de construção

Tem uma loja de materiais de construção? Sabia que você tem muito a ganhar ao implementar sistemas automatizados para as principais tarefas administrativas?

Confira como é possível ganhar agilidade e aumentar o controle e o acesso a dados confiáveis em etapas do dia a dia como: envio de orçamento; registro da venda e emissão de nota fiscal; gestão de contas recebidas; e controle de estoque.

ENVIO DE ORÇAMENTO PARA CLIENTES

O orçamento é um ponto importante para uma loja de materiais de construção. Enviar um orçamento organizado, com uma boa apresentação, ajuda a aumentar a confiança do cliente com a compra. Responder com agilidade ao pedido de orçamento também demonstra profissionalismo e evita a perda de vendas pela demora em passar a informação que o cliente precisa. 

Contar com um sistema automatizado facilita muito esse processo. Com o CoPiloto Santander, o envio de um orçamento se torna uma tarefa simples. Acompanhe o passo a passo:

Acesse o menu VENDAS > ORÇAMENTOS. E Clique em ADICIONAR NOVO.

Selecione o cliente. Se já for um cliente cadastrado, basta digitar as primeiras 3 letras do nome e uma lista aparecerá. Para cadastrar um novo cliente, digite o nome e clique em CADASTRAR NOVO CLIENTE

Insira ou selecione o ENDEREÇO DE FATURAMENTO e o ENDEREÇO DE ENTREGA.

Vá para a área de ITENS e digite o nome ou o código do produto, informe a quantidade e clique em INCLUIR NO PEDIDO. Repita esse passo até que todos os itens estejam no orçamento.

No campo seguinte, você tem o SUBTOTAL e o TOTAL FINAL do pedido. Nesse espaço você também pode atribuir valor de FRETE, DESCONTO e OUTRAS DESPESAS.

Caso queira atribuir DESCONTOS a um produto específico, clique no ícone “%” ao lado do produto na lista. Aplique o desconto e clique em SALVAR.

Ao aplicar descontos ou inserir valores adicionais de frete e outras despesas, o TOTAL FINAL será atualizado.

Selecione a forma de pagamento e as parcelas e clique em GERAR CONTAS Você verá as parcelas referentes ao pagamento desse orçamento ao lado. Você pode editar as datas de vencimento e incluir uma observação.

Para vendas a prazo parceladas, o valor do pedido é dividido igualmente, mas você pode alterar o valor, desde que seja igual ao Total Final.

Salve o orçamento em SALVAR 

Para/ imprimir um orçamento de venda, acesse o menu VENDAS > ORÇAMENTOS. Encontre o orçamento na lista exibida, ou utilizando os filtros de busca e clique em EDITAR. 

Clique no ícone da impressora na barra superior. Clique em Imprimir.

Para enviar o orçamento por email clique no ícone de envelope na barra superior. Caso o cliente tenha um email cadastrado, o campo vem preenchido. Se não, insira o email e clique em ENVIAR.

REALIZAÇÃO DA VENDA E EMISSÃO DA NOTA FISCAL 

Seu cliente aprovou o orçamento? Chegou o momento de formalizar a venda e, dessa forma, realizar a emissão da nota fiscal. Vale reforçar que a emissão da nota fiscal é um processo obrigatório para quem possui uma empresa (a única exceção é para quem é MEI). 
Novamente, contar com um sistema automatizado para isso é sinônimo de agilidade e controles mais precisos e confiáveis. Com o CoPiloto Santander, é possível fazer tudo de maneira rápida e simplificada. Acompanhe o passo a passo de cada etapa:

Inicie suas vendas na tela inicial do PDV. 

Caso você queira identificar o vendedor, selecione no campo indicado.

Para iniciar uma venda, clique em INICIAR CUPOM.

Se quiser IDENTIFICAR O CLIENTE, informe CPF ou CNPJ e clique em IDENTIFICAR.

Caso você não queira identificar seu cliente, clique em “PROSSEGUIR SEM IDENTIFICAÇÃO”.

No PDV, você pode incluir produtos utilizando os botões configurados.  Os botões aparecem separados por categorias. Confirme a quantidade e clique no botão do produto desejado.

Você também pode buscar os produtos pelo nome ou código de barras na opção ADICIONAR PRODUTO.

Selecione o produto e clique no ícone verde para inseri-lo no cupom de venda.

Os produtos adicionados à venda ficam listados na tela.

Confira o valor total e clique em RECEBER CONTA.

Selecione a forma de pagamento e as parcelas (caso existam).

Clique em CONFIRMA para confirmar o pagamento.

Se você não emite cupom fiscal, você pode imprimir um “CUPOM NÃO FISCAL” que servirá como um simples recibo. A venda será finalizada e você pode seguir para o próximo atendimento em PRÓXIMO CLIENTE.

CONTROLE DE ESTOQUE 

É fundamental realizar o controle de estoque de forma correta, ainda mais em uma casa de material de construção, pelo fato de se trabalhar com mix de produtos muito diversificado. Uma boa gestão de estoque deixa mais fácil saber o que é necessário repor para as vendas do período seguinte, reduzindo as chances de realizar compras de produtos que você ainda possui no estoque e, também, de perder vendas por falta de produtos.  Além disso, para quem comercializa produtos que, na maioria das vezes, não estão à mostra, como é o caso das lojas de materiais de construção, o controle de estoque evita o erro de vender produtos que não estão disponíveis. A melhor forma de fazer isso é contar com um sistema no qual é possível fazer consultas rápidas e separadas por movimentações. 

O CoPiloto Santander traz, entre suas diversas funcionalidades, um módulo de verificação de movimentação de estoque muito simples de usar. Confira:

Para verificar a movimentação dos produtos em estoque, acesse COMPRAS > ESTOQUE > MOVIMENTAÇÕES.

Nesta página ficam registradas todas as movimentações feitas no sistema, automaticamente ou manualmente.

Na opção FILTROS AVANÇADOS, é possível procurar as movimentações por: Tipo de Movimentação, Local de Estoque, Nome do Item e Período.

Com estas ferramentas, a gestão da sua loja de materiais de construção ficará mais descomplicada, ágil e eficiente. Com isso, sobra mais tempo para você cuidar do que realmente importa: oferecer um bom atendimento para o seu cliente.

Gostou das funcionalidades do CoPiloto Santander? Além de tudo isso, com a plataforma você tem uma loja virtual disponível para sua empresa. Conheça tudo o que ele pode fazer por seu negócio e contrate agora mesmo. 

Post ID: | Current Page ID: 1020

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.