Busca
Agronegócio Empreendedorismo

7 bloqueios mentais que atrapalham o crescimento do negócio

mulher com cabeça baixa preocupada na frente do computador

Racionalmente, todo empreendedor deseja que o seu negócio avance e o leve em direção aos seus maiores sonhos. Porém, existem bloqueios mentais que tendem a colocar inseguranças e dúvidas no caminho — fazendo com que as situações pareçam muito mais complexas do que realmente são.  

Se você deseja evitar que pensamentos ruins e equivocados atrapalhem seu crescimento profissional, é importante conhecer quais são os principais bloqueios mentais e desenvolver habilidades para acabar com cada um deles. Neste artigo especial, você saberá:  

  • O que são bloqueios mentais 

  • 7 exemplos de bloqueios mentais 

  • Como eliminar bloqueios mentais 

O que são bloqueios mentais?  

Os bloqueios mentais podem ser descritos como uma interrupção de pensamentos. Em outras palavras, eles acontecem quando uma pessoa não consegue refletir e organizar seu raciocínio de forma correta e consciente.  

A ansiedade tem tudo a ver com os bloqueios mentais. Psicologicamente, eles podem causar sentimentos como nervosismo, baixa autoestima e angústia. 

7 exemplos de bloqueios mentais  

  1. Pensar pequeno 

Bater metas de crescimento e ampliar o seu negócio podem parecer tarefas impossíveis se você não for capaz de pensar grande. Portanto, tente evitar a procrastinação e resolver os problemas que estão impedindo o seu desenvolvimento. 

Para ter sucesso nesta tarefa, planeje suas tarefas com muita organização, estabelecendo quais serão seus objetivos e definindo quais serão as etapas para conquistar seus objetivos. 

  1. Sensação de insegurança 

Quando as dúvidas tomam conta da sua mente, a tendência é que o medo domine os seus pensamentos. Tendo consciência disso, nesses momentos, tente se lembrar de que muitas das nossas inseguranças são criações da nossa cabeça, que quando está repleta de negatividade, prevê os piores cenários possíveis para os negócios. 

  1. Ter medo de errar 

A escritora inglesa J.K. Rowling, dona de uma fortuna milionária construída com o sucesso de sua série de livros do bruxo Harry Potter, disse uma certa vez que viver sem cometer erros é impossível, a não ser que você viva de forma tão cautelosa que praticamente não tenha uma vida.  

Nesse caso, segundo Rowling, você terá falhado por covardia. Se o lucro do negócio sofre uma queda, o empreendedor inseguro logo começa a profetizar o fracasso, mesmo que não haja nenhum indício de problemas financeiros. Quando nossa mente cria situações como essa, somos levados à paralisia e deixamos de nos desenvolver. 

  1. Tomar decisões às escuras 

Quando tomamos decisões baseadas no emocional, o resultado pode ser desastroso. Somado a isso, escolhas feitas às escuras, sem nenhum tipo de consulta ou pesquisa, podem ser fatais para o bem-estar do negócio.  

Todo empreendedor tem um apostador dentro de si e, por natureza, gosta de correr riscos. Isso faz com que eles tenham certa facilidade para tomar decisões difíceis e improváveis.  

No entanto, em vez de agir por impulso e confiar no destino, é importante consultar seus parceiros de negócios e conselheiros financeiros antes de dar a cartada final. Portanto, a dica é: não deixe sua mente e seu ego falarem mais alto — tome decisões baseadas em fatos. 

  1. Não ter foco 

A habilidade de conquistar o sucesso está intimamente ligada à capacidade de vislumbrá-lo em sua mente. Quando você sabe onde quer chegar, fica mais fácil ter foco para desenvolver o negócio.  

Para que suas ações funcionam da melhor maneira, organização é fundamental. Por isso, crie espécies de caixas do pensamento em sua mente e tente separar cada uma delas em um compartimento. Dessa forma, você será obrigado a pensar em uma coisa de cada vez.  

Primeiro, dedique seu pensamento às estratégias de venda. Depois, reserve um tempo para as ações de marketing. Em seguida, comece a criar ferramentas de inovação. Em resumo, não deixe um assunto atrapalhar o outro. 

  1. Dificultar decisões 

O excesso de reflexões faz com que muitos empreendedores acabem maximizando os problemas e atrasando o andamento dos negócios. Em alguns casos, uma análise simples ou até mesmo um feedback rápido de um colega podem resolver as coisas. Pensar demais só dificulta o processo. 

  1. Fazer manipulação motivacional 

Muitas vezes não é o excesso de negatividade que leva ao fracasso, mas o otimismo exagerado. Isto é, o dono do negócio fica tão convencido de que alcançará o sucesso que começa a criar falsas expectativas para seus funcionários.  

Com o passar do tempo, caso as promessas não forem cumpridas, a equipe ficará desmotivada. Por isso, motive sem manipular, sendo honesto sobre suas condições e reais expectativas a longo prazo. 

Como eliminar os bloqueios mentais? 

Em cada exemplo de bloqueio mental relacionado ao empreendedorismo, demos dicas simples para que você possa superar o problema. Porém, existem outras maneiras mais gerais para lidar com a situação.  

Faça atividades físicas 

Não é segredo que praticar exercícios físicos contribui para o bem-estar psicológico. Os bloqueios mentais, por sua vez, podem ser combatidos por meio deles. A endorfina, que estimula a sensação de prazer e reduz o estresse, é um dos hormônios liberados durante a prática.  

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Controle sua respiração 

Respire continuamente de forma correta, inalando e exalando o ar. Após alguns minutos, este exercício pode ajudar a clarear sua mente, se acalmar e acabar com o bloqueio mental. 

Faça terapia  

Caso você já tenha tentado várias formas de lidar com os bloqueios mentais, mas nada foi efetivo, vale a pena investir em terapia psicológica. Um profissional irá te ajudar a desenvolver autoconhecimento e oferecer o suporte necessário para acabar com o problema.  

Se você deseja obter mais conhecimento para aprimorar seus insights sobre empreendedorismo, vale a pena realizar a sua inscrição em nossos cursos gratuitos e com certificado. Confira

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5084

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.