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6 passos essenciais para o crescimento sólido da sua empresa


Fonte: Shutterstock

Em um mercado competitivo e de concorrência acirrada como o mercado brasileiro, é vital criar estratégias para garantir um crescimento rápido dos negócios. De nada adianta oferecer um produto ou serviço inovador se o empreendedor não souber como posicioná-lo rapidamente, nem criar força de marca. Dessa forma, aumentar os lucros se torna uma tarefa bastante difícil.

Atualmente, um dos maiores desafios encarados pelos empreendedores é a capacidade de criar um negócio sólido, com potencial para crescer e que gere lucros para os stakeholders, ou seja, para as partes envolvidas. Para empresas embrionárias, ou mesmo para organizações de porte mediano, é preciso estar atento às estratégias para promover e sustentar esse crescimento. Se não houver estruturação e planejamento, o empreendedor acabará gastando muito dinheiro com estratégias de marketing que podem ou não funcionar.

A grande diferença entre uma empresa em crescimento pleno e uma companhia estagnada é a capacidade que seus fundadores e profissionais de marketing têm em abraçar e colocar em prática a mentalidade do “Growth Hacking”, termo em inglês que se refere a uma técnica de empreendedorismo baseada em processos criativos e na análise minuciosa de indicadores sociais, com objetivo de alavancar as vendas, detectar potenciais clientes e criar força de marca, tudo isso com auxílio da internet e das ferramentas de marketing digital.

Ao contrário das estratégias tradicionais de marketing, que são caras e podem ou não ser eficazes para os negócios, as ações de “Growth Hacking” garantem a entrega de resultados mais consistentes, mas para que isso aconteça é preciso que haja muito mais trabalho e planejamento.

Por esse motivo, antes de aplicar a técnica, é interessante elaborar um plano estratégico, elencando os principais passos para alcançar um crescimento contínuo, sendo criar o seu próprio sistema “Growth Hacking” o último passo do planejamento.

A seguir, confira uma lista com 6 passos essenciais para o crescimento da sua empresa, com foco em estratégias digitais:

1. Reveja seu modelo de negócios

Um dos componentes mais importantes para um crescimento acelerado é revisar seu modelo de negócios. Aposte na ferramenta Business Model Canvas, que é bastante visual e faz um mapeamento estratégico dos pontos mais importantes para o desenvolvimento, separando-os em quadrantes e possibilitando um acompanhamento mais minucioso de cada um dos pontos.

Em seu modelo de negócios, certifique-se de que definiu seu segmento de atuação; que escreveu uma boa proposta de valor único, onde estão descritos seus diferenciais; que já testou a sua oferta no mercado e incorporou o feedback dos clientes, entre outros.

2. Analise o mercado

Nunca se esqueça de que melhorar seu negócio, aumentar o crescimento e criar força para sua marca são prioridades. Para isso, existem algumas estratégias eficazes, como definir o perfil do seu cliente, antecipar a capacidade de compra do consumidor, garantir que o produto supra as necessidades do comprador, encontrar novos mercados para expandir as vendas, monitorar as ações dos concorrentes, entre outros.

3. Aposte no melhor padrão de negócios

Existem diversos padrões de negócios que podem ser aplicados em sua empresa, como, por exemplo, o modelo Freemium, que oferece um serviço gratuito a todos os usuários e um serviço mais premium aos seus assinantes, que pagam por uma versão otimizada do produto. Há também padrões híbridos, colaborativos, o famoso modelo da cauda longa, entre outras. Basta identificar quais delas serão mais eficazes para a sua empresa.

4. Tenha foco estratégico

Lançar mão de muitas ações diferentes ao mesmo tempo pode ser caro e pouco eficaz para o seu negócio. Ao invés disso, tenha em mente um dos princípios da mentalidade Growth Hacking, baseado em três passos:

Atração: nesta fase é preciso focar na valorização do cliente, implementando estratégias para atraí-lo para o website do seu negócio. Anúncios pagos ou bom posicionamento orgânico nas buscas do Google, por meio de marketing de conteúdo, por exemplo, são algumas opções.

Engajamento e Retenção: depois de ter levado os consumidores até o seu website, é preciso engajá-los e provar o valor do seu produto. Na sequência, após transformar os potenciais clientes em lead, converta-os em compradores. Para isso, crie um funil de vendas e implemente estratégias de redirecionamento. Isso aumentará sua taxa de conversão, ou seja, suas vendas, e consequentemente aumentará a receita.

Fidelização: Segundo o Instituto Ipsos, especializado em pesquisa e inteligência de mercado, fidelizar um cliente antigo é 500% mais barato do que atrair um novo. Por isso, ofereça um serviço customizado e ótima entrega. Aposte também em e-mail marketing personalizado e campanhas nas mídias sociais.

5. Teste, ajuste e repita

Para conseguir um desenvolvimento e crescimento constante do negócio, é importante estar sempre atento às suas estratégias, atualizando constantemente seu website de acordo com o feedback dos clientes. Entre as estratégias que podem ser aplicadas para melhorar seu conteúdo estão melhorar a identidade visual, mudar o posicionamento dos botões, inserir as chamadas call-to-action no texto, como, por exemplo, “clique aqui” e “compre aqui”, entre outras.

6. Crie sua própria estratégia “Growth Hacking”

Por último e mais importante, é essencial unir todas as ações, criando sua própria estratégia Growth Hacking, totalmente customizada. Com ela, você poderá apostar em estratégias de marketing mais inteligentes, chegando a um modelo de negócio cada vez mais eficiente e, finalmente, conectando todas as ações em pró do crescimento das vendas.

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