7 características essenciais para uma boa plataforma de e-commerce

Ter um sistema estável, seguro e com boa disponibilidade é fundamental para o crescimento da empresa no ambiente virtual

Publicado em 19/03/2020

Foto: Envato Elements

Ter uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para conquistar clientes, especialmente quando o tráfego da loja virtual começa a aumentar. Nesse caso, é preciso dispor de um sistema estável, seguro e com boa disponibilidade para dar conta da demanda. Isso é importante para o crescimento da empresa no ambiente virtual.

Além da performance, existem características essenciais para o sucesso do negócio que devem ser observadas na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. Separamos as 7 principais. Confira a seguir.

1. Boa escalabilidade

Ao optar por um sistema de comércio virtual, é preciso definir prioridades acerca dos recursos disponíveis. A escalabilidade deve ser um deles, principalmente se você deseja ampliar seu negócio digital ao longo do tempo.

Busque uma plataforma capaz de aumentar o desempenho e a quantidade de recursos à medida que o e-commerce cresce. Também é importante que, em caso de diminuição de acessos, ela permita migrar a loja virtual para um modelo de menor capacidade, porém menos custoso. Dessa forma, você não precisa pagar por um recurso que não vai usar.

2. Segmentação de produtos por categoria

Esse é um instrumento que facilita a navegação do usuário, complementando o campo de busca. Isso é fundamental em uma tela pequena (como a de smartphone), pois é difícil checar os produtos do e-commerce um por um. Com a organização em grupos, fica mais fácil encontrar um item.

3. Suporte acessível e online

O suporte oferecido pelo desenvolvedor da plataforma precisa ser acessível por múltiplos canais de comunicação, como e-mail, chat e telefone. Além disso, é importante checar o seu tempo médio de resposta para cada solicitação.

Um suporte eficiente pode poupar sua loja virtual de muitos transtornos, especialmente com indisponibilidade em um fim de semana ou feriado. Também será essencial para lidar com erros em pedidos.

4. Integração com SEO

Aproximadamente 52% das transações online ocorrem depois de uma busca no Google. É o que aponta a pesquisa E-commerce Radar 2017, feita pelo Atlas com apoio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Por isso, é preciso que sua loja virtual tenha recursos que sejam voltados para SEO sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para motores de busca, em tradução livre  ou que contribuam com ele, como:

  • URL amigável;
  • Fornecimento de metainformação;
  • Integração com Google Analytics;
  • Design responsivo.

5. Suporte para dispositivos móveis

Por falar em design responsivo, é fundamental que a plataforma tenha uma boa exibição em dispositivo móvel. Conforme aponta a pesquisa citada, as compras feitas por celular ou tablet representam uma grande porcentagem do mercado de comércio eletrônico.

Em 2016, as transações por meio deles constituíram 22% do total de vendas, sendo que em 2017 elas já respondiam por 31%.

6. Recomendação baseada em outra compra

Essa funcionalidade contribui para a sua estratégia de marketing, uma vez que eleva as chances de mais produtos serem vendidos de uma vez. Por exemplo, quando o usuário estiver adquirindo uma impressora, é interessante oferecer cartucho de tinta. Quando comprar um tênis esportivo, é possível sugerir roupas próprias para atividade física.

7. Integração com ferramenta de e-mail marketing

E-mail marketing é um dos canais com melhor representatividade e com maiores taxas de conversão, segundo o estudo mencionado. Cerca de 10% dos pedidos vêm desse meio, sendo que sua taxa de conversão, em média, é de quase 2%.

Além disso, tem custo menor em relação a outras opções do mercado, como os anúncios. Sendo assim, sua plataforma de e-commerce deve ter integração com mecanismos que automatizem tarefas como a captura e o disparo de e-mail.

Essas 7 funcionalidades podem tornar sua loja virtual mais lucrativa. Por isso, na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio, não se esqueça de observar essas características.

Quer contar com um parceiro com soluções completas para seu e-commerce? Abra agora mesmo uma conta corrente Pessoa Jurídica no Santander e tenha acesso a todo o apoio que precisa.