Como a inteligência artificial pode ajudar pequenas empresas

Entenda os principais conceitos e promova a revolução digital em seu pequeno negócio

Publicado em 20/10/2020

Foto: Envato Elements

Inteligência artificial não é mais coisa de filme de ficção científica e já está presente no nosso dia a dia. E as pequenas empresas também podem se beneficiar dos avanços e soluções trazidas por ela. Confira as respostas para algumas dúvidas frequentes sobre o assunto:

O que é inteligência artificial?

É um ramo da ciência da computação cuja aplicação prática é criar dispositivos e sistemas computacionais que simulam a capacidade humana de raciocinar. Ou seja, visa desenvolver máquinas capazes de armazenar, comparar e analisar, em tempo recorde, uma enorme quantidade de informações e, assim, propor possíveis soluções a problemas, identificar padrões e cenários futuros.  

O que é o aprendizado de máquina (Machine Learning)?

É a possibilidade de “ensinar” um sistema computacional a reagir a um tipo de dados. Como, por exemplo, a identificar uma foto como sendo a de um cachorro. Nesse caso, a aprendizagem é chamada de supervisionada e funciona com um “professor” (programador) fornecendo um grande conjunto de fotos de animais indicando quais são fotos de gatos e quais não são, para o sistema generalizar os conceitos e “entender” o que é um cachorro. Há, também, a aprendizagem não-supervisionada. Neste caso, é o sistema que apresenta “descobertas” a partir da análise de dados. Um exemplo, é identificar que homens com 40 anos com renda superior a 7 mil reais costumam comprar uma determinada quantidade de meias brancas a cada oito meses; ou, ainda, agrupar consumidores de perfis diferentes com hábitos de compra parecidos, mostrando afinidade a determinados produtos ou marcas.     

O que são os robôs de automação?

É o nome dado a sistemas computacionais que automatizam processos administrativos, que sejam repetitivos e padronizados. Um exemplo é a geração de guias para pagamentos de impostos. Quer saber como isso é possível? Ouça no Episódio 3 do Podcast do Programa Avançar uma explicação prática de como isso acontece. O episódio aborda, também, exemplos de usos de algoritmos e traz diversas informações importantes. Vale ouvir a íntegra. Mas, se você quiser ir direto ao ponto sobre os robôs de automação, acompanhe o intervalo que vai de 07’00’’ a 08’14”.

Para ouvir o podcast clique aqui e cadastre-se

Quais os usos da inteligência artificial e dos robôs de automação para os pequenos negócios?

Além da automatização de processos burocráticos e repetitivos, é possível usar os chamados “chat boots” para responderem a dúvidas recorrentes de clientes no chat do site. Já a análise de dados disponíveis sobre os clientes possibilita identificar hábitos de compras e ajudar na estratégia de marketing, por exemplo.

A Inteligência artificial é algo acessível para pequenas empresas?

Sim. Já existem diversas empresas no mercado oferecendo sistemas dotados de inteligência artificial a custos realmente acessíveis para pequenos negócios.

A inteligência artificial irá substituir as pessoas?

Este é um medo comum, mas infundado. A ideia é a formação de supertimes, que combinem pessoas e tecnologia. O que é específico, padronizado e repetitivo fica a cargo da tecnologia enquanto as estratégias, a interação pessoal com clientes e a tomada de decisão ficam com as pessoas.

Como é possível começar a preparar um pequeno negócio para as oportunidades trazidas pela inteligência artificial?

O primeiro passo é começar a investir no seu banco de dados. Isso porque a base de tudo está na interação com seus clientes. Para que a inteligência artificial realmente tenha um bom uso, é preciso ter um bom volume de informações. Não importa o produto ou serviço que você ofereça, comece a capturar e armazenar dados do seus clientes. Além disso, mantenha seu site e redes sociais bastante ativos. Ter um bom número de visitantes e seguidores ajuda, no futuro, na coleta de informações sobre hábitos e preferências.

Quer saber como promover a revolução digital em seu pequeno negócio? Ouça o Podcast Revolução Digital do Programa Avançar. Cadastre-se gratuitamente para ter acesso a este conteúdo exclusivo.