Saiba como evitar esquemas de fraudes no Pix

Publicado em 02/07/2021

Pix é o novo queridinho dos brasileiros quando falamos de meios de pagamento. Desde o seu lançamento já superou todo o volume das demais modalidades de transferências e pagamentos somadas (TED, DOC e boletos) e se tornou fundamental no dia a dia de milhões de pessoas.

Com um volume tão grande de operações devido à alta adesão de clientes, é inevitável que surgissem também tentativas de fraudes associadas ao Pix. Esses esquemas de fraudes, classificadas como "golpes do Pix", podem acontecer de diversas formas que não somente por meio do phishing, tipo de golpe em que um criminoso utiliza sites falsos, mensagens, e-mails ou links para invadir um celular ou computador.

Confira com a gente quais são os principais esquemas aplicados e o que fazer para evitar cair em golpes no Pix:

  • O que é o Pix;
  • Quais são os esquemas de fraudes mais comuns no Pix;
  • Como evitar cair nesses golpes.

O que é o Pix

O Pix se trata de um meio de pagamento digital e veio para facilitar tanto a vida do cliente quanto da empresa. São várias as vantagens que tornam processos de rotina ainda mais práticos e ágeis para os dois lados.

As chaves Pix associam um dado especifico a uma conta bancária ou a uma carteira digital de uma instituição financeira. No caso das empresas, é possível escolher o CNPJ (para conta corrente de uma Pessoa Jurídica), o e-mail, o número de celular ou uma chave aleatória. Isso facilita as transações, pois o pagador precisará apenas informar a chave Pix, sem a necessidade de inserir todos os dados bancários.

Quais são os esquemas de fraudes mais comuns no Pix

Devido a pandemia da Covid-19, com o isolamento social, cada vez mais pessoas vêm aderindo às transações online. Com isso, criminosos estão aproveitando para aplicar os mais diversos golpes financeiros. Os esquemas de fraudes registrados com o Pix vão além dos ataques de phishing para conseguir dados pessoais, como senhas e números de cartões. Confira os mais comuns e depois acompanhe com a gente como evitá-los.

Cadastro da chave

Nesse tipo de fraude, os criminosos enviam e-mails ou mensagens simulando um pedido de cadastro do banco. Ao clicar no link, o usuário é levado para um site falso e tem os dados roubados durante o processo de cadastro.

Código ou QR Code falso

Nesse golpe, os criminosos falsificam o código e/ou QR Code de pagamento e inserem dados de outra conta para o recebimento do valor.

Nossa dica é: quando inserir um código de pagamento ou ler o QR Code no app do seu banco, confira com atenção os dados do recebedor do dinheiro e certifique-se de que se trata do recebedor correto.

Comprovante falso

Nessa fraude, os criminosos falsificam um comprovante de operações do Pix para simular um suposto envio de dinheiro para a conta das vítimas.

Como no Pix as transações são instantâneas, basta confirmar se o dinheiro de fato caiu na sua conta.

Transferência falsa

Nesse esquema de golpe, os criminosos fingem ser uma pessoa para pedir dinheiro para contatos próximos. Devido a facilidade do Pix para a realização de transferências em qualquer horário do dia, esse tipo de fraude vem aumentando. Por isso, desconfie e verifique se está falando de fato com a pessoa que deve receber a transação.

Como evitar

Como já vimos, são vários os tipos de golpes que podem ser aplicados para o Pix. Já demos algumas dicas, porém, trouxemos aqui mais alguns pontos para que você fique atento e evite cair nessas fraudes:

  • O cadastramento das chaves do Pix deve ser feito diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras, como o aplicativo do seu banco, internet banking, agências ou através de contato feito pelo cliente à central de atendimento;
  • Evite clicar em links recebidos por e-mails, WhatsApp, redes sociais e SMS, que direcionem para cadastro da chave do Pix;
  • Realize suas transações com o Pix somente dentro do aplicativo ou internet banking do seu banco;
  • Caso receba um link de pagamento, verifique se a plataforma é confiável;
  • Confira com atenção os dados de quem vai receber o pagamento ou depósito.

Gostou das nossas dicas e quer saber ainda mais sobre o Pix? Assista o curso online sobre Pix do Programa Avançar e confira exemplos práticos de como este novo meio de pagamento instantâneo funciona.

Conheça o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<