Agenda BC#: por dentro das iniciativas de inovação do Banco Central

Conheça os projetos em desenvolvimento pela Agenda BC# e saiba o que vem por aí no mercado financeiro

Publicado em 11/06/2021

banco central do brasil

Diversas iniciativas do Banco Central estão agitando o mercado financeiro nos últimos anos e promovendo uma grande onda de transformação digital no setor.

A Agenda BC# é a grande responsável. Proposta pelo Banco Central com o objetivo de proporcionar uma maior competição no crédito, serviços e produtos de investimentos no Brasil, ela tem causado uma grande revolução com inovações em processos transacionais, como o Pix.

Quer saber mais sobre a Agenda BC#? Continue com a gente e acompanhe:

  • O que é a Agenda BC#
  • Principais projetos em desenvolvimento
  • Quais os próximos passos da Agenda BC# 2021

O que é a Agenda BC#

A Agenda BC# foi lançada em 2019 e faz parte do planejamento estratégico do Banco Central do Brasil (BCB). Se trata de uma nova agenda de iniciativas, que veio para substituir o projeto da Agenda BC+, iniciado em 2016 e que, até então, dava base para as ações do Sistema Financeiro Nacional (SFN) promovidas por essa entidade supervisora.

Como definido pelo próprio Banco Central, o planejamento estratégico possui diversos objetivos com o propósito de fomentar o bem-estar econômico da sociedade brasileira. Alguns desses objetivos estratégicos são:

  • Manter a estabilidade financeira nacional;
  • Facilitar acesso aos mercados financeiros;
  • Melhorar a transparência, a qualidade e o fluxo das informações de mercado e do Banco Central;
  • Incentivar a concorrência nos Sistemas Financeiro e de Pagamentos;
  • Estimular a poupança e a participação consciente no mercado;
  • Promover finanças sustentáveis e contribuir para redução de riscos socioambientais e climáticos na economia e no Sistema Financeiro.

Assim, com a Agenda BC#, o Banco Central pretende atuar centrado na evolução tecnológica para desenvolver questões estruturais do sistema financeiro.

Para isso, a reformulação da agenda tem como foco cinco dimensões principais:

  1. INCLUSÃO: Facilitar acesso aos mercados financeiros
  2. COMPETITIVIDADE: Incentivar a concorrência nos Sistemas Financeiro e de Pagamentos
  3. TRANSPARÊNCIA: Melhorar a transparência, a qualidade e o fluxo das informações de mercado e do Banco Central.
  4. EDUCAÇÃO: Estimular a poupança e a participação consciente no mercado.
  5. SUSTENTABILIDADE: Promover finanças sustentáveis e contribuir para redução de riscos socioambientais e climáticos na economia e no Sistema Financeiro.

Principais projetos

A Agenda BC# reúne uma série de projetos que visam melhorar a saúde financeira do brasileiro. Até por conta disso, já tem entrado no radar de investidores do setor financeiro na bolsa de valores.

Um dos focos do Banco Central com a realização dos projetos da AgendaBC# é a democratização financeira. Com isso, muitas das medidas propostas trazem consigo juros baixos duradouros, serviços financeiros melhores e uma participação coletiva. Confira dois dos principais projetos da agenda:

Pix

O Banco Central anunciou em 2020 um novo meio de pagamento no país: o Pix. Trata-se de um formato de pagamento instantâneo – a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o recebedor ocorre em tempo real.

Com uma disponibilidade de serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todos os dias no ano, o Pix já se tornou querido pelos brasileiros.

Quer saber mais? Confira o nosso vídeo que conta tudo sobre o Pix 😊

Open Banking

O Open Banking é uma solução que permite o compartilhamento de dados e serviços financeiros, de forma padronizada. Sendo assim, dados como: nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço e etc. poderão ser compartilhados entre instituições financeiras com o consentimento do usuário. O objetivo é gerar uma maior concorrência de serviços dentre as instituições financeiras, onde o cliente poderá contar com uma maior quantidade de ofertas. 

Tendo como principal proposta o cliente no centro, com o Open Banking, o cliente está sempre no comando e sua permissão e autorização são necessárias e obrigatórias para que algum dado seja compartilhado dentre as instituições financeiras.

Se quiser saber mais, confira nosso conteúdo completo sobre Open Banking.

Quais os próximos passos da Agenda BC# 2021

Com essa série de iniciativas para incentivar a inovação tecnológica, maior concorrência e modernização do mercado financeiro, podemos esperar a continuidade desses projetos para 2021, com a implementação do Open Banking e evolução do Pix, com o Pix Saque e Pix Troco.

Fora isso, a Agenda BC# ainda tem mais projetos importantes previstos para 2021:

  • Programa Aprender Valor: programa de educação financeira disponível para escolas de todo o Brasil;
  • Avaliação e aperfeiçoamento das mudanças promovidas no mercado monetário;
  • Novas linhas financeiras de liquidez (LFL): implantação da solução tecnológica e regulamentação.

Ou seja, com a Agenda# o ano de 2021 promete ótimas novidades no mercado financeiro, com ainda mais mudanças nos produtos e serviços e novas oportunidades para instituições e clientes.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<