5 dicas sobre investimentos que todo empreendedor deve saber

Não sabe como investir? Confira nossas orientações com as melhores práticas para o seu negócio

Publicado em 15/07/2020

Foto: Envato Elements

Como investir? Essa é uma dúvida frequente para empreendedores, sobretudo em momentos de crise.

Quer saber mais sobre Investimentos? Cadastre-se gratuitamente em nosso portal e assista nossa websérie.

Para trazer mais informações e orientar a sua empresa a tomar as decisões mais adequadas, separamos aqui 5 dicas que todo empreendedor deve saber sobre investimentos. Acompanhe!

1) Ficar parado? Nem pensar

Não deixe o dinheiro parado na conta, mesmo que você vá precisar dele em alguns dias. Existem serviços de aplicação e resgate automático que remuneram o saldo parado em conta corrente.

2) Reserva

Tenha uma reserva para imprevistos, oportunidades ou gastos sazonais, como pagamento de 13º. É importante que essa reserva esteja em produtos de menor risco e que possam ser resgatados quando você precisar, como CDB e fundos DI. O valor dessa reserva vai depender muito das necessidades do seu negócio, mas a sugestão é ter o equivalente a pelo menos 3 meses de gastos.

3) De olho no planejamento

Planeje seus investimentos de acordo com os objetivos e perfil da empresa. A ideia é expandir o negócio em dois anos? Ter uma série de lojas em cinco anos? Faça investimentos diversificados pensando em médio e longo prazo para buscar retornos atrativos e realizar esses projetos.

4) Finanças pessoais não são as finanças da empresa

Separe os seus sonhos dos projetos da empresa, assim como os seus investimentos das aplicações da empresa. Os objetivos e os perfis de investidor são diferentes, então não dá para tratar como se fossem a mesma coisa.

5) Orientação

Conte com a ajuda do seu gerente ou assessor de investimentos para apoiar a sua empresa em todos os passos de investimentos. E importante: comece o quanto antes a fazer o planejamento de investimentos da empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande. Dá para começar com pouco e no final faz muita diferença.

Quer saber mais sobre investimentos? Temos uma websérie exclusiva para você! Cadastre-se em nosso portal e confira todos os episódios agora mesmo.