Mirafer destaca desburocratização na contratação através do Programa Universitário-Empresas

Empresa localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, atua no ramo siderúrgico

Mirafer destaca desburocratização na contratação através do Programa Universitário-Empresas
Foto: Envato Elements

Captação de currículos, preparação de contratos, realização de exame admissional. Essas são algumas das etapas do processo de contratação de um novo funcionário, que pode ser mais ágil ou mais demorado de acordo com a burocracia. Inscrita na edição de 2019 do Programa Universitário-Empresas, a Mirafer, uma empresa especializada em comércio de ligas e insumos de metal localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, conseguiu trazer uma nova integrante para sua equipe – e com ganhos operacionais e financeiros.

“Com a desburocratização da contratação, desde o anúncio da vaga e passando por todo o processo de captação e admissão, tivemos um retorno financeiro excelente – e não apenas no que diz respeito ao valor de participação da empresa, de somente R$ 300”, afirma Ricardo Daniel, responsável pela área de Recursos Humanos da Mirafer. “A empresa conseguiria arcar com as despesas de um estagiário, porém iria onerar a folha em um momento não apropriado. O Programa nos deu um fôlego para um melhor planejamento a médio prazo. O apoio do Santander foi importantíssimo, pois nos deu maiores possibilidades” completa.

Além das etapas mais burocráticas, que normalmente demandam muito tempo para serem realizadas, Ricardo também identifica benefícios operacionais obtidos com o Programa. “Pelos requisitos necessários para a participação no processo seletivo, o nível de conhecimento da estagiária foi muito bom, o que nos trouxe uma otimização tanto no ensino das operações quanto na execução das tarefas pela profissional”, afirma.

Atuação

No período de quatro meses de participação no Programa, a estagiária Bianca de Lourdes Acerbi Maziero atuou na áreas administrativa, financeira e de RH da Mirafer. “Ela fazia lançamento de notas fiscais em sistema e a baixa após o pagamento/recebimento, arquivamento de documentos do RH, operação de maquininha Getnet e até mesmo conciliação bancária. A atuação dela trouxe ganho no preenchimento de uma vaga administrativa que tínhamos demanda e, consequentemente, ganhos na produção”, explica Ricardo.

Para Bianca, o estágio foi uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Empresarial. “Foi um dos melhores estágios que eu já fiz. Aprendi em muitas áreas da empresa, o que foi muito bom para o meu currículo, e minhas atividades tinham relação direta com o que eu estava aprendendo na faculdade”, explica a aluna.


O Programa Universitário-Empresas tem como objetivo aproximar as empresas clientes do Santander às principais instituições de ensino e centros de pesquisas do país, apoiando a formação prática dos universitários, por meio de sua inserção no mercado de trabalho. Confira aqui todas as informações sobre o programa e inscreva a sua empresa.